Jaraguá do Sul, uma cidade modelo.

Publicado em 10/05/2019 por Daniella Bertoli

Nas mídias nacionais Jaraguá do Sul, é apontada como uma das cidades “mais pacíficas” do Brasil. Este título é verídico? O que nos faz ser este exemplo de cidade? As perguntas são muitas e os estudos sobre esta veracidade são amplos.



Vale ressaltar que a cidade trabalha para evoluir cada vez mais. Os empreendedores focam nos novos mercados contribuindo com o desenvolvimento local sem deixar a responsabilidade social de lado.


O sistema de segurança de Jaraguá do Sul conta com força atuante e em sintonia com os princípios da sociedade. Constantes cursos de atualização, um policiamento tático e de inteligência, rondas frequentes, a proximidade ás crianças com o projeto PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) fazem de Jaraguá uma das cidades mais seguras do Brasil.




O comparativo que tornou a cidade uma das mais pacíficas leva em consideração cidades com mais de 100.000 habitantes.


A primeira impressão de quem chega a Jaraguá do Sul é de uma cidade limpa, organizada, segura, que respeita as leis municipais e acima de tudo abriga grandes indústrias brasileiras nos mais diversos ramos, sendo o têxtil, aromas, elétrico, automação, metal mecânico, tecnologia e inovação, agronegócio entre outros, que em sua grande maioria tiveram origem familiar e que com o tempo se tornaram grandes complexos industriais.


Localizada no Vale do Itapocú, nome este do rio que margeia a cidade. As belezas naturais, como montanhas, áreas verdes, parques são os grandes atrativos dos fins de semana dos Jaraguaenses que aproveitam junto da família para os momentos de lazer. Além dos centros esportivos, áreas gastronômicas e a tradicional e familiar Schutzenfest, a festa dos Atiradores, realizada anualmente em Novembro.  




Todo este sistema alinhado com os princípios dos fundadores fazem de Jaraguá do Sul, uma cidade promissora e segura como diz o próprio hino da cidade: “Vibra um povo querendo progresso, crescimento, trabalho e sucesso”.