Opções de pisos

Publicado em 15/01/2019 por Fernanda Tasca

Para escolher o tipo de piso para cada ambiente da sua casa, é importante conhecer algumas características das opções presentes no mercado atualmente. Abaixo falamos um pouco sobre o laminado, o vinílico, o porcelanato e a cerâmica. 

1. PISO LAMINADO

O piso laminado é formado por três camadas, sendo elas:


       


• camada superficial: Camada superior, decorativa, sólida e resistente do piso laminado; trata-se do lado visível após a instalação do piso. Esta camada consiste de lâminas de celulose impregnadas e compactadas;

• substrato: Material do núcleo do piso laminado;

• camada de balanceamento: Camada localizada na face oposta à camada superficial do piso laminado, que dá estabilidade ao produto (balanço).

Basicamente, trata-se de um piso de madeira laminada. Por ser madeira, o laminado é considerado um piso mais quente, e não deve ser utilizado em áreas úmidas.

ALGUMAS OPÇÕES NO MERCADO:

  

      


EXEMPLO DE PISO LAMINADO INSTALADO:


2. VINÍLICO

É produzido a partir de materiais recicláveis. O produto de vinil possui acabamento de alta qualidade e é encontrado em diferentes versões, como placas, mantas e tapetes. O acabamento do piso vinílico é mais resistente à água em relação a outros revestimentos, como o laminado. Além disso, ele não faz barulho ao andar.


Outras vantagens do piso vinílico são a sua resistência, alta durabilidade, maciez, propriedades antialérgicas e anti-chamas, bem como a facilidade de limpeza que possui, uma vez que o produto não retém poeira.


O revestimento não é recomendado para áreas externas, úmidas ou que tenham contato constante com água. A espessura do piso será definida de acordo com o uso, sendo que um piso de alto tráfego resultará num vinílico mais espesso.


ALGUMAS OPÇÕES NO MERCADO: