O que é o financiamento bancário?

Publicado em 14/10/2019 por Daniella Bertoli

Quando uma pessoa compra um imóvel novo ou usado, ela pode financiar o pagamento. Este é feito através de uma linha de crédito a longo prazo que pode durar até 35 anos, oferecida por instituições financeiras, possibilitando a tão sonhada aquisição da “casa própria”. 

Os financiamentos são realizados pelos bancos, que pagam ao vendedor do imóvel a quantia que quem compra quer financiar. A partir do momento que o financiamento é aprovado o comprador passará a pagar o parcelamento ao banco. 


Os bancos oferecem financiamentos diversos, o que os diferencia são as condições de pagamento, como taxas de juros, duração do contrato e qual o percentual do valor do imóvel pode ser financiado.

Para iniciar um processo de financiamento são necessários os documentos pessoais, comprovantes do estado civil e de renda. No caso de pessoas autônomas existem algumas maneiras de comprovar a renda, sendo que o banco irá lhe orientar das possibilidades. Podemos destacar o contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda ou uma Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore). Será feita uma análise cadastral e a comprovação de renda do comprador indicará sua capacidade de pagamento, o valor não pode ultrapassar 30% da renda familiar bruta. Ao analisar a renda, a mesma pode ser composta por mais de uma pessoa, não sendo necessário ser da família. Hoje as instituições financeiras podem compor a renda como por exemplo de dois amigos.

Uma vez aprovado o crédito a instituição financeira irá providenciar a vistoria do imóvel para poder comprovar o valor do mesmo. Após esta análise elabora-se o contrato que será assinado por compradores e vendedores. De posse do contrato de financiamento os compradores deverão registrar o mesmo no Cartório de Registro de Imóveis, efetuando os pagamentos dos impostos apresentados, como ITBI e FRJ e custas para registro. Após contrato registrado o mesmo deve retornar ao banco para liberação dos recursos ao vendedor. Prazo médio para liberação dos recursos é de 5 dias úteis.

Ao buscar um financiamento bancário e antes de optar pela melhor decisão, é extremamente importante analisar as taxas de contratação oferecidas pelos bancos, seguros e outras despesas. O Corretor de Imóveis, pode contribuir com informações de grande valia para este processo, como o tempo para análise do processo e vistoria do imóvel, bem como documentos que devem ser apresentados. Ele juntamente com a imobiliária, poderão de modo ágil auxiliar na montagem do processo de financiamento junto a instituição financeira escolhida.