Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Jardins autoirrigáveis, você sabe o que é?

Jardins autoirrigáveis, você sabe o que é?

Os jardins autoirrigáveis são ótimos pois não exigem muito trabalho, além disso, não é preciso ficar se preocupando com água pingando em seu piso e outras sujeiras.

 

Quer saber um pouco mais sobre os jardins autoirrigáveis e quais são suas funções? Continue lendo esse post.

O que são os jardins autoirrigáveis?

Os jardins autoirrigáveis foram inventados por um californiano chamado Matt Rabinovitch, ele criou dois modelos, um vertical e outro horizontal.

 

Sua criação foi perfeita para você que quer implementar na decoração da sua casa, assim o jardim pode ficar nas paredes, da sala, do quarto, da cozinha e onde mais você quiser.

 

Os modelos já vêm com plantas específicas, que seriam samambaias, hedera, nephthytis e hypoestes. Esse tipo de planta não exige muita coisa, pouco sol e água é suficiente para nutrir elas, um tipo de planta mais primitiva, da classe pteridófita.

 

O jardim criado por Rabinovitch possui um sistema de irrigação que precisa ser alimentado uma vez por semana, e ele irá distribuir a água 3 vezes por semana nas plantas, uma quantidade que será suficiente para elas.

 

Mas algumas empresas começaram a reproduzir esse tipo de jardim, e hoje é possível comprar em algumas lojas, vasos autoirrigáveis etc.

Vasos autoirrigáveis

Os jardins têm sido cada vez mais comuns nos espaços que não são de terra e céu aberto, os jardins cultivados em apartamentos são muito mais presentes hoje.

 

Ainda mais com a pandemia e o home office, muitas pessoas procuraram um hobbie e o acharam nas plantinhas que começaram a cultivar.

 

Mas realmente é um pouco trabalhoso, e conforme as coisas voltarem ao normal, as pessoas não terão tanto tempo para cuidar de suas plantinhas, assim, os vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para você não perder as plantas.

 

Elas dão ao lugar uma boa decoração, mas com os tipos certos, é possível  até melhorar o ar e a qualidade respiratória dos moradores, deixando o ar com uma umidade boa, por exemplo.

 

Os vasos autoirrigáveis ou auto irrigáveis, como o nome sugere, possuem um sistema de irrigação automática, onde eles por meio dos cabos distribuídos molham as plantas conforme a necessidade delas.

 

Esse sistema de irrigação é perfeito para quem não tem muito tempo, ou quer otimizar essa etapa de irrigação das plantas. Esses vasos possuem um armazenamento de água com capacidade para um período de 2 à 15 dias.

 

Isso pode variar de acordo com as condições do vaso e do local onde ele está. Se o vaso estiver no sol, dependendo do porte da planta e outras variantes.

 

Vantagens dos vasos autoirrigáveis

Limpeza e economia de água

Esses vasos são um bom mecanismo para evitar sujeira do seu jardim, no caso de água transbordando ou jogando terra para fora dos vasos.

 

Outro ponto positivo é a economia de água, já que o vaso faz um controle da quantidade de água que a planta vai absorver, assim, se você colocar mais que o necessário, essa água não será desperdiçada.

Viajar sem preocupação

Esse é um aspecto muito positivo, afinal com o vaso autoirrigável raiz, você pode abastecer para a água durar todos os dias, assim, a planta irá continuar viva e nutrida enquanto você está curtindo sua viagem.

Decoração

Essa é uma parte bem importante, esses vasos oferecem uma incrível versatilidade em relação à decoração. Não precisa comprar um prato para colocar o vaso de planta autoirrigável.

 

Assim, você pode pendurar esses vasos e colocá-los em qualquer lugar, assim fica muito mais simples decorar sua casa com as plantinhas. Dá para pendurar os vasinhos e até colocar nas prateleiras. Mas se você quiser, um vaso autoirrigável grande para colocar mais plantas ou maiores.

DIY: Como fazer um vaso autoirrigável

Sabia que você pode fazer em casa mesmo um vaso autoirrigável? Fique ligado nesse passo a passo, que você também pode conferir no blog da VivaDecora.

Lista de materiais necessários

     Garrafa pet;

     Barbante;

     Tesoura;

     Estilete;

     Sementes;

     Substratos;

     Pedras.

Passo a Passo

  1. Corte a garrafa ao meio, medindo cerca de 12 cm da base para cima;
  2. Corte de 4 a 6 pedaços de barbante e faça nós nas extremidades;
  3. Faça um furo na tampa da garrafa;
  4. Passe os barbantes pela tampa, deixando o nó na parte de cima da tampa;
  5. Coloque as pedras, terras e sementes;
  6. Preencha a parte de baixo com água e coloque o vaso;

 

Agora é escolher qual o melhor vaso para você e comprar, ou até mesmo fazer. Como falamos, eles auxiliam muito a vida das pessoas que não têm muito tempo para cuidar de suas plantinhas.

 

É um ótimo investimento para manter seu jardim sempre lindo, com isso, sua casa sempre com ar fresco e uma decoração viva, o que dá uma aparência incrível para seu cantinho.

 

Está procurando o imóvel perfeito? Acesse o site da Urbana - Imobiliária em Jaraguá do Sul.

Imóveis em Jaraguá do Sul