Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Pergolados, mais que uma simples cobertura!

Pergolados, mais que uma simples cobertura!

Ter um local confortável, tranquilo e para relaxar em casa é tudo que uma pessoa pode querer, ainda mais quando esse espaço está na área externa. Dessa ideia que surgem os pergolados.

Os pergolados são estruturas em forma de colunas ou vigas, que servem como extensão, um complemento da casa ou então de alguma construção.

 

O ambiente ficará lindo, é possível encontrar imóveis em algumas imobiliárias com pergolados, afinal ter um espaço aconchegante em casa para descansar ou receber visitas é maravilhoso.

O pergolado se demonstra como opção ideal porque o objetivo dele não é apenas trazer uma charme ao seu ambiente, e sim agregar valor e criar memórias nesse espaço.

 

Com certeza você já ouviu bastante sobre pergolados, mas vamos de uma vez por todas entender do que se trata?

A primeira coisa mais importante você já sabe: ele serve para ambientes externos, porém, essa não é a única função dos pergolados.

Os pergolados transformam qualquer ambiente, e chegou a hora de transformar o seu.

 

Afinal, o que é pergolado?

Os pergolados, que também podem ser chamados de pérgolas, eram usados, antigamente, no ambiente para cultivar a uva. Essa era a forma utilizada para fazer com que os galhos dessas plantas crescessem de maneira horizontal, facilitando o momento da colheita.

Dito isso, o pergolado é uma estrutura feita de pilares e/ou colunas, que estão ali para sustentar o telhado. Telhado este feito por vigas modulares, e que na maioria das vezes é feita de madeira, com a principal utilização em jardim, quiosque, fachadas ou varanda.

 

O telhado do pergolado pode ou não estar coberto por uma camada de vidro ou de outro material, mas também não precisa estar coberto, inclusive oferecendo ao ambiente uma iluminação diferenciada.

O pergolado mexe principalmente com a iluminação de um local, pois ele pode criar efeitos, como sombra translúcida.

Os pergolados podem ser utilizados ainda na frente da sua casa, na entrada, formando um incrível caminho de sombra.

 

Qual o ambiente que posso explorar o pergolado?

O pergolado é muito usado por arquitetos em seus projetos nas áreas de descanso da casa, pois ele pode proteger as pessoas contra o sol. Com essa finalidade, o pergolado vem com uma decoração por fora também.

No caso de eventos, especial casamentos externos, os pergolados podem compor a decoração, trazendo um toque rústico e sofisticado ao mesmo tempo. Nesse caso do casamento, o pergolado pode ser usado como altar, imagine que coisa linda!

Uma alternativa de uso para os pergolados pode ser botar uma “cortina” improvisada de tecidos nas vigas, simulando um forro, com uma decoração ainda mais incrível e única.

Algumas pessoas gostam de ter um contato maior com a natureza, e por isso só investem em coisas que seguem esse raciocínio, e para esse público o mais recomendado é colocar algumas redes de bambu.

Mas mesmo que a madeira seja o principal e mais comum para produzir esses pergolados, outras coisas também podem substituir, a exemplo do ferro, concreto, bambu e aço.

 

Qual o melhor tipo de madeira para pergolados?

O pergolado feito de madeira é o vencedor, em termos de utilização pelas pessoas, afinal, a madeira é um material de muita qualidade além de ser forte, o que nos traz uma resistência melhor contra o sol, mas também à chuva.

A madeira Teca é um exemplo, pois ela é muito resistente, então quando usada para produzir um pergolado pode ter certeza de que esse pergolado será duradouro.

Essa madeira não empena, por conta dos seus conservantes naturais, e é cultivada aqui no Brasil através do plantio, por ser uma espécie estrangeira.

Outra madeira é o Ipê, muito boa para esse fim também, apesar de não ter brilho em sua superfície e com uma textura fina, mas ele geralmente está presente nos decks, por ser resistente contra fungos e cupins.

O Jatobá também é uma madeira boa, e a sua principal utilização é em postes ou dormentes, e como ele tem uma resistência boa, é interessante avaliar.

A resistência do Jatobá não é a única qualidade, afinal a sua beleza é impecável, sem contar com o acabamento da madeira.

E por fim, trouxemos o Eucalipto e Pinus, que são as madeiras mais usadas para paisagismo, em especial nos jardins, porém antes de usar você precisa fazer uma ação contra fungos e cupins.

Apesar disso, essas madeiras têm uma resistência alta e durabilidade incrível, podendo ser a madeira dos seus pergolados.

 

Pergolados com outros materiais

Como falamos acima, os pergolados não precisam de ser madeira, obrigatoriamente. Existem outros materiais, e fica a seu critério o uso, mas antes converse com o seu arquiteto e veja as possibilidades.

Um exemplo de outro material é o pergolado de alumínio, principalmente por sua resistência à chuva e calor, garantindo a sua segurança.

Você também pode usar concreto, ele é protetor, mas o problema é que os pergolados não tem a principal característica: leveza. Porém, claro que você escolher o que te agrada mais!

 

Imóveis em Jaraguá do Sul