Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Vou construir uma casa, como decidir por térrea ou sobrado?

Vou construir uma casa, como decidir por térrea ou sobrado?

É comum quando se planeja algo para vida toda, termos dúvidas. Afinal de contas, é para a vida toda e existe muito o que analisar quando se fala em construir uma casa. No conteúdo de hoje, vamos explicar o que considerar em cada um, assim como seus benefícios e vantagens.

 

Terreno

Essa é a primeira coisa que você deve analisar, a compra de um terreno deve ser feita através de profissionais experientes e com uma imobiliária que conheça a sua região. Por que?

Simples! A metragem do lote pode influenciar na construção que acomodará sua família, o terreno é estreito demais? Ou curto demais? Qual a localização? Inclusive aconselhamento também é importante no momento da compra, o corretor conseguirá lhe dar diversas opções dentro de suas condições e claro dos seus desejos como morador. Ninguém quer morar em algo que não consegue chamar de lar, não é?

 

Casa Térrea

Normalmente as pessoas optam por construir uma casa quando preferem um estilo mais tradicional e clássico. Isso não significa que uma casa não possa ter um design diferenciado e moderno, hoje em dia diversos arquitetos oferecem inúmeras possibilidades no mundo da construção.

Outro detalhe é que uma casa térrea possui apenas um andar, ou seja, a ausência de escadas pode ser ideal para famílias numerosas, com idosos, crianças pequenas ou animais de estimação.

 

Vantagens de casas térreas

Possui uma ideia de construção mais econômica e rápida, devido ao fato de não precisa envolver uma estrutura mais reforçada e precisar apenas de um método de construção mais simples e convencional.

Com um único andar, favorece a comunicação entre os ambientes tanto externos quanto internos, tornando assim mais fluidos os espaços e mais amplos. Como citamos acima, o simples fato de não possui uma escada já a torna mais segura e prática para mais da metade das famílias brasileiras.

Não podemos deixar de citar a versatilidade decorativa, visto que é muito mais fácil escolher móveis para cada cômodo e posicioná-los depois como quiser. Nem todo mundo após construir uma casa, permanece com os mesmos móveis. Com uma casa de um piso, é possível combinar peças com outros ambientes e mudar de posição sem ter que atravessar uma escada. Menos trabalho, não é?

Atenção a decoração, como é de um único nível é possível manter a mesma linha em toda a casa e inclusive agregar algum projeto de iluminação que dê mais abrangência e a torne mais funcional. E por último, os telhados podem ser os maiores aliados e inclusive contar como um item de decoração extra.

 

Desvantagens de casas térreas

Tenha uma atenção redobrada na compra do terreno, porque a sua dimensão pode atrapalhar quem deseja construir uma casa com muitos cômodos ou com amplo jardim e piscina. Principalmente porque uma casa térrea, irá ocupar um espaço na horizontal. Para ter uma casa com tudo que se quiser, é importante avaliar a compra de um terreno maior. O terreno sempre será a base de qualquer construção.

Também precisamos contabilizar o telhado, que em uma obra de casa térrea é a parte mais cara da mesma e por isso, requer um grande investimento.

E o tema que no verão é uma das maiores discussões, caso o layout da casa não for bem planejado resultará em um superaquecimento nos dias mais quentes do ano. Uma opção é a ventilação cruzada para sanar este problema.

 

Sobrados

O que mais desperta o interesse de quem deseja construir uma casa é opta pelos sobrados, são as possibilidades estéticas. Normalmente são desenvolvidos com dois ou mais pavimentos e se transformam em construções originais e modernas.

As áreas íntimas e privativas ficam localizadas no piso superior e as áreas de uso comum no piso inferior, tais como sala, cozinha etc.

 

Vantagens de ter um Sobrado

Como sempre, a compra de um bom terreno é o começo para construir uma casa e no caso de um sobrado ele será muito mais bem aproveitado. Já que mesmo em lotes estreitos é possível construir, devido a ser um projeto vertical é possível usar outras partes do terreno para áreas de lazer como piscina, jardim, etc.

Fora que as áreas separadas dão um ar de maior privacidade, o que já é normal em áreas de condomínios. Em sobrados as áreas dos dormitórios ficam sempre no segundo piso longe dos olhares de terceiros.

 

Desvantagens dos Sobrados

Como já dissemos anteriormente, as escadas podem acabar sendo um problema nesse tipo de projeto para pessoas que tem família numerosa ou com dificuldade de locomoção. Além disso, por precisar de uma estrutura mais reforçada, acaba tendo um alto custo de investimento com mão de obra e materiais.

Fora que o tempo de construir uma casa sobrado é muito maior do que o de uma casa térrea devido a sua estruturação e projeto e fora a questão de manutenção, porque quanto maior a área, maior será a faxina.

A melhor opção sempre será aquela que melhor se adaptar ao seu orçamento e aos seus desejos, mas lembre-se que o que realmente vale é a compra do terreno. Porque ele sim irá ditar como será a construção.

Opte sempre por uma imobiliária que conheça a sua região e que tenha experiência em lhe indicar o que há de melhor para suas necessidades.

 

Imóveis em Jaraguá do Sul