- by Rodrigo
- 13/01/2022
- Compartilhar
O Personal Organizer, ao contrário do que se pensa, não somente coloca as “coisas no lugar”. Na verdade, esse profissional é especialista em promover praticidade para o dia a dia dos usuários, organizando ambientes, espaços e rotinas. Eles os deixam totalmente funcionais para atender as necessidades dos clientes de maneira personalizada.
Os profissionais dessa área atuam na organização de casas, apartamentos (armários, cozinhas, escritórios e toda a residência), documentos, fotos, empresas, rotinas da casa, agendas pessoais, home offices e até mesmo sua mudança. Ou seja, após escolher um imóvel com sua imobiliária, contratando o Personal Organizer e essa etapa será totalmente tranquila e sem dores de cabeça.
Contudo, essa profissão é relativamente nova no mercado e causa muitas dúvidas. Isso porque, muitos ainda acreditam que suas atividades consistem em uma tarefa básica. Portanto, no post de hoje vamos falar um pouco mais sobre o Personal Organizer e como ele pode te ajudar em sua casa, apartamento e na vida!
O que de fato faz um Personal Organizer?
Conhecido também como Organizador Profissional ou Consultor em Organização, o Personal Organizer, como falamos, é um especialista em organização de ambientes. Todo o trabalho desenvolvido é totalmente personalizado e específico para aquele cliente, criando os melhores projetos e soluções.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e otimizar o tempo das pessoas, ele auxilia cada um dos clientes a criarem sua nova rotina pessoal, para que assim ele possa ter um dia a dia mais organizado.
Tanto nos casos de organização, quanto os de consultoria, é preciso conhecer a rotina atual do cliente e entender suas dores e prioridades. Em seguida, é feita uma análise para diagnosticar os principais objetivos e mudanças que devem ser feitas para alcançar todos eles. Com isso, o Personal Organizer auxilia na criação de uma nova rotina, que seja adequada às necessidades e de maneira fácil de ser seguida.
Os principais serviços executados pelo profissional
Geralmente, o Personal Organizer trabalha de duas maneiras: consultoria ou planejamento e execução.
No planejamento e execução o profissional realiza a visita técnica para conhecer o ambiente e também o cliente. Em seguida, é feita toda a arrumação do espaço, passando orientações para o cliente de produtos que devem ser adquiridos para auxiliar ainda mais na organização. Ao final, é feito um treinamento com o cliente ou com a pessoa que será a responsável pela manutenção para que seja possível manter o trabalho executado.
Já na consultoria, a diferença está na maneira em que o projeto é entregue. Além da visita técnica, são realizados encontros online ou presenciais, para explicar a melhor forma de organizar o ambiente, demonstrando técnicas e soluções. Aqui, quem faz a organização do espaço é o próprio cliente. Os principais serviços prestados pelo profissional são:
• Organização de ambientes: organizar é diferente de arrumar. Isso porque, um espaço pode estar arrumado e você não encontrar aquilo que precisa com facilidade.
• Organização de mudanças: controlar todas as fases da mudança, desde a contratação do transporte até a chegada no novo endereço, com a organização do espaço.
• Treinamento de funcionários: em muitos casos o cliente possui um funcionário próprio que realiza a arrumação da casa. Por isso, é importante que ele seja capacitado para manter os itens organizados de acordo com o método do Personal Organizer.
• Organização de documentos;
• Livros;
• Fotos;
• Coleções.
Quais as vantagens em contratar esse profissional?
Bom, a maioria das pessoas fazem diversas atividades e possuem diferentes compromissos ao longo do dia ou semana. Sendo assim, contratar um Personal Organizer possui diversos benefícios. Veja abaixo:
• Praticidade e funcionalidade: Você será capaz de encontrar seus pertences de forma mais rápida e simples, otimizando seu tempo.
• Aumento da produtividade: Com o fim da bagunça, você não irá precisar mais perder seu tempo com a organização. Sendo assim, será capaz de aproveitar melhor o tempo livre com a família ou até mesmo ser mais produtivo no trabalho.
• Melhora da qualidade de vida: Ao organizar o ambiente, isso afeta diretamente sua qualidade de vida. Isso porque, você será capaz de transferir o tempo que perdia ao procurar algo ou até mesmo para arrumar a casa, para coisas mais importantes, como cuidar de si mesmo, ler mais livros, estudar, etc.
• Economia: Com a organização de documentos e rotina, você não irá mais esquecer de pagar alguma conta, economizando assim com os juros. Além disso, você ainda vai deixar de comprar uma peça de roupa, visto que saberá exatamente o que possui em seu closet. Pode até parecer pouca coisa, mas o acúmulo de tudo isso ao final do ano pode prejudicar sua vida financeira.
Portanto, agora que você já sabe o que de fato faz o Personal Organizer e todas as vantagens que ele promove, já está na hora de contratar esse tipo de serviço. Como você viu, você terá ganhos na sua vida financeira, pessoal e profissional, além de otimizar seu tempo e melhorar sua rotina.