Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Como ter uma horta em apartamento?

Como ter uma horta em apartamento?

A horta em apartamento traz diversos benefícios aos moradores além de deixar o ambiente ainda mais aconchegante. Contudo, muitas pessoas acreditam que não possuem espaço e que não é possível cultivar as plantinhas de forma correta, sendo esse um erro muito comum e que as impede de criarem sua horta. Saiba que não é preciso receber incidência da luz do sol o tempo todo, afinal, cada espécie tem suas particularidades. Por isso, no post de hoje vamos ensinar como você pode ter uma horta em seu imóvel e desfrutar de todas as vantagens que ela possui.

 

Por que ter uma horta no apartamento?

Mesmo que no supermercado você encontre tudo o que precisa, ter uma horta em apartamento vai muito além disso. Além da praticidade e economia, você ainda ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerada, visto que não terão embalagens plásticas para jogar fora. Inclusive, mesmo que seja uma mini horta você irá possuir temperos e alimentos de maior qualidade e vai saber exatamente como são cuidadas. Isso não acontece com o que você compra no supermercado, certo? E quando encontra, o valor costuma ser mais alto do que o comum, fazendo com que você também gaste menos.

 

Quais cuidados tomar?

Agora que você decidiu cultivar uma horta em seu apartamento, veja os principais cuidados para que ela se desenvolva da melhor forma possível.

 

• Luz do sol: Como falado, o apartamento não precisa receber luz o tempo todo, mas é interessante receber no mínimo 4 horas por dia de sol. Por isso, utilize suportes e vasos para que sua horta esteja próxima a janelas e varandas e possa ser movimentada ao longo do dia.

 

• Vento: Tome cuidado para que suas plantinhas não fiquem em lugares com vento em excesso, pois ele pode prejudicar seu desenvolvimento.

 

• Vasos: Na hora de escolher os vasos, opte por aqueles com furinhos no fundo para que ocorra a drenagem da água após a rega.

 

• Ferramentas: Procure ferramentas adequadas, como tesoura de jardim, luvas e uma pazinha pequena.

 

Onde plantar?

Você pode realizar o plantio de diversas formas, avaliando o que é melhor de acordo com o seu espaço. Os vasos, por exemplo, possuem uma versatilidade incrível de cores, tamanhos, formatos, etc, sendo muito indicados para ajudar na decoração também. Além disso, se quiser ajudar ainda mais o meio ambiente, você pode reutilizar embalagens, como caixas de leite, garrafas pet, potes de vidro, latinha de alumínio, etc. Basta pintar e personalizar como quiser e seus vasinhos estarão prontos! Além disso, você ainda pode reaproveitar caixas de madeira, como pallets que podem ser pendurados ou encaixados em qualquer lugar de sua casa, sendo espaçoso, mas ao mesmo tempo fácil de acomodar.

 

Por fim, uma opção muito bacana é a horta vertical. Além de ser uma decoração diferente, você ainda aproveita o espaço da parede. Contudo, lembre-se de avaliar se sua varanda recebe muito vento durante o dia e como é a incidência de luz no local.

 

O que plantar?

Bom, agora que você já sabe quais cuidados tomar e onde pode plantar, é hora de você conhecer algumas opções para cultivar em seu apartamento:

 

Hortelã

Com um aroma muito peculiar, a hortelã prefere lugares com menos vento e incidência de luz. Ela pode ser plantada em sementes ou mudas, se desenvolvendo rapidamente. Contudo, seu cheiro pode ser prejudicial ao crescimento de outras plantas, sendo necessário realizar seu plantio em um vaso separado. Quando for colher, você pode retirar o galhinho ou apenas as folhas.

 

Manjericão

Muito versátil, o manjericão possui melhor adaptação em locais mais quentes e que recebam bastante luz. A rega deve ser feita todos os dias, mas com cuidado, para que o solo não fique encharcado e possua uma umidade mediana. Realize a poda das folhas com certa frequência, visto que elas roubam a força do manjericão.

 

Orégano

Prefere climas mais amenos, mas não abre mão de um solzinho durante o dia. Assim como o manjericão, o orégano também prefere regas constantes e moderadas.

 

Alecrim

O alecrim possui origem mediterrânea e por esse motivo prefere lugares mais quentes e com solo arenoso, por isso, a terra deve ser diferente dos outros vasinhos. Também pode ser plantado por meio de sementes ou mudas, sendo que a colheita pode ser feita apenas após o terceiro mês. Tome cuidado para não retirar muitos ramos e acabar prejudicando seu crescimento.

 

Salsinha

A salsinha prefere climas mais amenos e locais que tenham um pouco de sombra. A adubação e irrigação devem ser frequentes para que ela se desenvolva da melhor forma possível. A colheita pode ser feita após 3 meses do plantio, sendo necessário retirar as folhas inteiras.

 

E aí, gostou das dicas? Agora que você já sabe um pouco do que precisa para ter uma horta em seu apartamento é hora de colocar a mão na massa! Depois conta pra gente como suas plantinhas estão, vamos adorar saber! Compartilhe e marque a Urbana nas redes sociais.

 

 

Imóveis em Jaraguá do Sul