Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Consórcio ou financiamento de imóveis

Consórcio ou financiamento de imóveis

Consórcio ou financiamento de imóveis

Vai comprar um imóvel e está dividido entre o consórcio ou financiamento de imóveis? Não se preocupe, essa dúvida é super comum e estamos aqui para te ajudar a escolher qual a melhor opção para você.

 

Comprar o apartamento ou a casa dos sonhos não é uma tarefa fácil para a grande maioria das pessoas, isso porque toda a burocracia, o valor de entrada e parcelas muitas vezes são mais altos do que a pessoa tem guardado.

 

E dependendo do lugar, se for em cidades mais valorizadas por conta da sua infraestrutura, como Jaraguá do Sul, isso pode se tornar mais difícil, pois o valor do metro quadrado é mais caro.

 

Com isso, muitos procuram por uma solução para conseguir o lugar dos sonhos e geralmente é um consórcio ou financiamento. Mas nesse processo é normal que surjam dúvidas sobre as duas opções, principalmente sobre as taxas e juros que muitas vezes são elevados.

 

E não se estresse, essa dúvida é comum por causa do cálculo de financiamento imobiliário, que é desconhecido pela maioria das pessoas, o que ajuda a gerar mais dúvidas. 

 

Se você está querendo comprar um imóvel e ainda não sabe qual a melhor opção para você e está com dúvidas sobre cada opção, este conteúdo é perfeito para você. Vamos explicar sobre o consórcio e o financiamento imobiliário e apontar as suas principais características e diferenciais e você verá qual se encaixa melhor na sua situação.

Financiamento e consórcio de imóveis

Vamos começar falando sobre o financiamento, o financiamento é um empréstimo de dinheiro, sobre o valor emprestado pela instituição, incide juros. Com isso, assim que o contrato é assinado o crédito é liberado para a compra da casa ou do apartamento através da imobiliária, construtora ou proprietário.

 

É realizada uma análise de crédito antes da assinatura do contrato, o pagamento das parcelas é mensal de acordo com o contrato assinado por ambas as partes. A pessoa que opta pelo financiamento tem a opção de antecipar a quitação dos valores da parcela caso ela queira.

 

Já o consórcio é uma modalidade de compra de imóvel em grupo, ou seja, os integrantes desse consórcio pagam as parcelas todos os meses com o objetivo de acumular o dinheiro. Os participantes do grupo participam de um sorteio mensalmente e todo mês uma pessoa é contemplada com o valor do bem consorciado.

 

A pessoa não precisa passar por nenhuma avaliação de crédito ou comprovar renda para entrar no consórcio. Quando a pessoa é contemplada no sorteio mensal, ela passa a ser devedora do valor que restava pagar e então é feita uma análise de crédito.

 

O consórcio não possui juros, mas tem a taxa de administração. Os integrantes do grupo podem dar lances e antecipar as parcelas, com isso, aumentam as suas chances de receber ser contemplado antes.

A diferença entre o financiamento e o consórcio

No financiamento é feito uma amortização do valor total do empréstimo, os juros podem variar de acordo com o banco que a pessoa escolheu no processo. Também existem seguros que cobrem os danos do imóvel e que possibilitam o resgate do valor que foi emprestado. Essa opção só pode ser solicitada em caso de morte ou invalidez do proprietário.

 

Em alguns casos, é comum que a instituição bancária cobre uma entrada para liberar o dinheiro do empréstimo. O prazo do pagamento do empréstimo vai depender da negociação que a pessoa fizer com o banco.

 

Já o consórcio, a pessoa que opta por essa opção recebe uma carta de crédito. Com essa carta, cujo valor é financiado por todos os consorciados. Nesta opção não tem cobrança de juros, porém algumas empresas responsáveis pelo consórcio criam uma taxa que vai cobrir a despesa administrativa.

 

As administradoras cobram uma taxa de adesão, o fundo de reserva e um seguro para casos de invalidez ou morte de algum integrante do grupo.

 

Geralmente o plano está pronto e é apresentado ao potencial comprador, com as parcelas do imóvel já pré-definidas. 

 

Vale ressaltar que é necessário declarar imposto de renda do financiamento. Não se esqueça dessa parte para não ter problemas com fiscalização, sendo pessoa física ou jurídica. 

Qual a melhor escolha?

Para tomar a decisão de qual dessas opções será a melhor para você, analise cada opção e o que cada um oferece, incluindo as taxas de juros e taxas administrativas.

 

Pode até ser que se ler rapidamente uma dessas duas já vai parecer a melhor opção na hora, porém pare para ler e pesquisar mais sobre cada um desses pontos, saiba o que vai no contrato e quais são os riscos que você pode correr em ambas as opções.

 

Considere também as vantagens e desvantagens de cada opção e claro, o tempo que vai demorar para conseguir o imóvel. Pois o consórcio pode ser uma coisa mais demorada, ele é ótimo para quem não planeja se mudar de imediato e está fazendo planos mais para o futuro.

 

No caso de querer ser uma coisa mais rápida e querer se mudar em pouco tempo, o financiamento pode ser uma opção melhor.

 

Está procurando o imóvel dos sonhos? Acesse o site da Urbana - Imobiliária em Jaraguá do Sul.



Imóveis em Jaraguá do Sul