Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Comprar um imóvel novo ou usado?

Comprar um imóvel novo ou usado?

Comprar um imóvel novo ou usado?

 

Comprar o imóvel próprio é o sonho de consumo de muitas pessoas, faz parte do sonho de conquistar seu lar e não precisar mais se preocupar com o aluguel todo mês ou com o término do contrato e a necessidade de procurar outro lugar.

 

Quando compramos um imóvel é comum surgir diversas dúvidas, já que é necessário visitar vários lugares e analisar um por um. Após visitar os imóveis é preciso decidir se compensa mais um novo ou o usado?

 

Se você está procurando um imóvel para comprar e precisa tomar esse tipo de decisão, este é o conteúdo perfeito para você. Iremos falar um pouco nesse post sobre cada opção e te ajudar a analisar qual a melhor escolha.

Comprar um imóvel novo ou usado?

Antes de decidir qual imóvel comprar é necessário analisar vários pontos além de se ele é novo ou não, como por exemplo, a localização, o tamanho, que tipo de bairro ele fica, entre outros aspectos importantes.

 

Depois de decidir o que prefere nos pontos citados, você pode decidir entre um imóvel novo ou um usado. Mas para essa decisão, é necessário pensar tanto nas vantagens e desvantagens que ambos oferecem.

 

Para decidir qual será a melhor opção para você e para o seu orçamento, pode considerar qual das duas opções vai se encaixar melhor na sua necessidade.

 

Mas há algumas coisas que é necessário considerar antes de fazer a compra e para te ajudar, iremos falar um pouco sobre quais são essas coisas.

Personalização

Vamos começar por um dos pontos que você vai precisar analisar com cuidado, afinal, quem não quer que o local seja do seu gosto? Na parte de personalização do espaço, os imóveis novos ganham uma vantagem, se escolher uma casa na planta por exemplo, é possível negociar com a construtora para fazer mudanças.

 

Já uma casa ou apartamento usado pode ser um pouco mais difícil realizar mudanças, mesmo que seja possível pode ter algumas burocracias ou limitações para mudar a estrutura.

Valor

Esse pode ser considerado um dos principais pontos no momento da decisão, pois quando se pretende comprar um lugar é necessário saber quanto pode pagar, ou seja, quanto pretende investir no lugar.

 

Além disso, você vai precisar de um valor para investir em reforma ou nas alterações que deseja fazer com a construtora.

 

O imóvel novo pode ser uma boa opção dependendo do que quer fazer no espaço, já que estará começando do zero existe uma vantagem quando comparado à reforma necessária de um imóvel usado.

 

Já o imóvel usado oferece uma vantagem no valor da compra, já que uma casa ou apartamento usado geralmente é mais barato no mercado. No entanto, é preciso analisar se compensa, pois poderá existir uma necessidade de reforma, ajustes e até manutenções mais complexas por ser uma construção mais antiga.

Tamanho

Se você procura por um imóvel com mais espaçoso, os usados podem ser a melhor opção nesse quesito. As construções mais antigas tinham uma preocupação com o tamanho dos cômodos, por isso é comum que eles sejam maiores.

 

Já os mais novos têm outros objetivos, com a alta demanda por imóveis melhores e bem localizados é comum que as construtoras invistam em fazer mais imóveis - para ter um grande número de entrega - em menos espaço.

 

Com isso, é comum que os imóveis novos, principalmente apartamentos, sejam menores, por isso, se o tamanho for uma prioridade para você, os usados podem ser a sua melhor opção.

Manutenção

Uma vantagem que os imóveis novos podem oferecer é no quesito manutenção, já que será praticamente inexistente, já que todos os acabamentos e revestimentos serão novos, assim como toda a parte de encanamento e toda a parte elétrica.

 

Diferente dos novos, os imóveis usados podem gerar uma demanda de manutenção e reforma, afinal, as instalações são mais antigas e é necessário que tudo passe por uma revisão antes da mudança.

 

Com isso, os novos ganham uma vantagem nesse ponto, pois é comum que seja preciso fazer uma manutenção ou troca de algumas coisas no imóvel usado. Por isso, é necessário analisar esses pontos, e garantir que a manutenção ou reforma não será mais cara do que comprar um imóvel novo.

Tempo de espera

Outro aspecto importante para se considerar é o tempo de espera para o local estar pronto, se você tem planos de se mudar de imediato, ou nas próximas semanas, pode ser melhor optar por imóveis usados.

 

Já os novos podem levar alguns meses para finalizar a construção, por isso, essa opção não é indicada para quem deseja mudar rápido, além do tempo previsto de construção e acabamento, podem acontecer alguns imprevistos, o que pode levar ainda mais tempo.

Financiamento

Se você estiver pensando em financiamento para comprar a casa própria, é preciso saber que tudo é analisado para conseguir o crédito. Então, pode ser que um imóvel usado tenha mais dificuldade para ser aprovado.

 

Isso acontece porque nas construções mais antigas é comum que o banco avalie e veja se o lugar está em situação de risco ou se vale a pena para eles fazer o financiamento, já que podem acontecer muitas coisas com o imóvel.

 

Está procurando o imóvel perfeito? Acesse o site da Urbana - Imobiliária em Jaraguá do Sul.

 

Imóveis em Jaraguá do Sul