- by Rodrigo
- 22/12/2022
- Compartilhar
Manutenção residencial, tudo o que você precisa saber
A demanda de manutenção residencial está aumentando nos últimos anos, isso porque muitas pessoas estão investindo cada vez mais em imóveis, pois é um mercado que está dando um bom retorno financeiro.
Porém, para não gastar muito na parte de manutenção, as pessoas preferem construir, reformar ou fazer alguma manutenção sem ajuda de um profissional. O Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, divulgou resultados de uma pesquisa que mostra que cerca de 85% não procuram por um profissional da área e tiveram uma experiência ruim.
A experiência ruim é pelo fato de como nenhum profissional adequado acompanhou essa reforma ou manutenção, depois de um tempo a casa apresentou novos problemas, até mesmo nos pontos que já tinham sido reparados.
Vale ressaltar aqui a importância de procurar por profissionais adequados para realizar qualquer coisa no imóve, pode ser uma simples manutenção de piso, por exemplo, mas caso essa manutenção seja feita de forma errada, pode piorar o problema e com isso trazer mais gastos e dor de cabeça futura.
É pensando nessa parte de manutenção residencial que vamos falar sobre isso neste artigo, trazer os pontos que você precisa saber sobre a manutenção, o que você precisa tomar cuidado, o que é necessário avaliar antes de contratar um profissional e muito mais.
Ficou interessado? Então continue lendo para saber mais.
O que é manutenção residencial?
Vamos usar como exemplo que você comprou um apartamento em Jaraguá do Sul, com isso, ele precisa de alguns reparos, manutenção geral por todo o apartamento antes de se mudar ou alugar para qualquer outra pessoa.
Vale ressaltar que, antes de fazer qualquer tipo de manutenção no imóvel é necessário considerar o que precisa ser feito e qual será o grau de dificuldade. Assim, você irá analisar se essas manutenção são mais simples, que podem ser feitas por si mesmo, ou se será necessário contratar um profissional adequado para o serviço.
Para casos mais complexos, você pode procurar pelos seguintes profissionais:
- Engenheiro Civil;
- Arquiteto;
- Pedreiro;
- Mestre de obras;
- Armador;
- Técnico em edificações;
- Gesseiro;
- Carpinteiro;
- Encanador;
- Eletricista;
- Engenheiro eletricista;
- Pintor;
- Vidraceiro.
Por isso é necessário identificar quais tipos de reparos e serviços que precisam ser feitos no imóvel para procurar o profissional certo e claro, ter um serviço de qualidade para evitar outros problemas.
Você sabe a diferença entre manutenção residencial, reparo e reforma?
Manutenção residencial
Toda manutenção residencial deve ser feita dentro dos padrões que respondem aos direcionamentos da NBR 5674, que estabelece requisitos para o sistema de manutenção de edificações. Com isso, evitando a queda da qualidade e desempenho à depreciação dos seus sistemas, componentes e equipamentos.
É indicado que seja feito um planejamento de manutenção anualmente, assim essas atividades vão fazer com que o imóvel seja seguro e dentro das normas da NBR 5674.
Existem 3 tipos de manutenção, elas são:
- Manutenção preventiva: ela leva em consideração as indicações dos fabricantes, ou seja, fazer a revisão dentro do período indicado.
A NBR 5674 indica que o proprietário de um imóvel tenha um orçamento separado anualmente para fazer a manutenção preventiva;
- Manutenção preditiva: ele tem como objetivo o diagnóstico, revisão e controle do imóvel. Geralmente é usado equipamentos tecnológicos para detecção de problemas não visíveis, como por exemplo, o vazamento de gás;
- Manutenção corretiva: o ideal é realizar os dois primeiros tipos de manutenção, mas sabemos que sempre pode surgir um problema inesperado, com isso, esse tipo de manutenção é para detectar o problema e fazer o reparo dele da forma mais rápida possível.
Reforma
A reforma é um tipo mais complexo de intervenção, com padrões devidos pela NBR 16.280, ela contempla reformas residenciais. As principais funções da reforma segundo a NBR 16.280 são:
- Diretrizes técnicas para os serviços;
- Prevenção de acidentes;
- Documentos de responsabilidade técnica;
- Aprovação de laudo da reforma;
- Instalações seguindo os requisitos da NBR;
- E mais algumas orientações.
Tanto o Laudo de reforma, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) - que é assinado por um engenheiro - e o Registro de Responsabilidade Técnico (RRT) - que é assinado por um arquiteto -, são documentos obrigatórios para alterar estruturas de imóveis.
Eles são necessários em casos como: demolição de uma parede, tanto total como parcial, instalação de vidros em sacadas, na utilização de marteletes ou equipamentos que podem ter alto impacto, alteração na instalação do gás, elétrica, entre outras.
Reparo
Em casos simples, como rede de proteção para janelas e sacadas, pinturas e demais obras que não apresentam nenhum risco para o imóvel de forma direta ou indireta, a NBR 16.280 não exige nenhuma documentação.
É necessário fazer a manutenção residencial para a durabilidade do imóvel, segurança, saúde, economia e também retorno financeiro.
Você pode prevenir futuros problemas, poupar uma parte do orçamento já que está evitando problemas maiores na estrutura e ainda conservar mais o imóvel para a valorização dele em uma possível venda ou aluguel.
Está procurando o imóvel dos sonhos? Acesse o site da Urbana - Imobiliária em Jaraguá do Sul.