- by Rodrigo
- 22/12/2022
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O que impede a venda de um imóvel
Se você está tentando vender imóveis, então precisa saber que há algumas coisas que podem impedir a venda deles, algumas burocracias e condições do bem também.
Essas burocracias e irregularidades podem não apenas bloquear as transações como também causar prejuízo financeiro, além de muita dor de cabeça.
Por isso, para te ajudar a adiantar tudo antes de tentar transferir o bem para o nome de outra pessoa e não acabar perdendo muito neste processo, iremos te falar das coisas que podem impedir a venda do imóvel.
Quer saber tudo? Continue lendo este post que irá te ajudar muito.
Ônus reais do imóvel
Nessa jornada de compra ou venda de um imóvel, a primeira coisa que precisa ser regularizada é o documento de ônus reais do imóvel, esse documento precisa constar qualquer movimento relacionado à construção.
Ou seja, no ônus precisa constar qualquer reforma feita na casa, se a casa foi dada como garantia para um empréstimo - o que pode causar a perda do imóvel para a financiadora -, os dados dos proprietários e qualquer outro dado.
Tudo isso é muito importante constar neste documento pois é importante para regulamentar tudo certo, assim, nem o vendedor é impedido de fechar as transações e nem o comprador corre o risco de até perder a casa.
Basta ir ao cartório e pedir uma versão atualizada que sai no prazo de 30 dias, assim você evita toda essa dor de cabeça.
Imposto regularizado
Outra coisa que precisa ser checada ao comprar um imóvel, seja ele apartamento ou qualquer outro tipo, é importante que os impostos estejam em dia, pois isso pode prejudicar você que está comprando.
Para quem vende, para fazer um acordo justo, é preciso que o comprador esteja ciente disso ou que o proprietário deixe tudo em dia antes da venda. Para o comprador, só é interessante comprar um imóvel com averbação atrasada mediante um bom desconto.
Afinal, essas dívidas serão herdadas pelo novo proprietário, correndo risco de uma ação de cobrança, o que pode causar a perda do imóvel.
Para se certificar de que tudo está em dia, basta pegar o número do contribuinte, ou seja, do proprietário que conta na matrícula do imóvel e procurar na prefeitura se há pendências.
Outras dívidas que precisam ser checadas é de débitos condominiais, que podem ser checados com o síndico do condomínio, além disso, se há contas de água ou luz atrasadas, tudo isso precisa estar bem claro entre ambos os lados da transação.
É preciso conferir também se o proprietário não possui ações judiciais contra ele, uma dívida trabalhista, por exemplo, pode causar o penhoramento do imóvel, assim, o comprador pode acabar perdendo o bem.
Fora essas investigações, é necessário checar documentos do proprietário de âmbito trabalhista, civil e criminal, tudo para garantir a segurança do comprador, para não acabar herdando problemas do antigo dono.
Isso tudo é muito importante, principalmente para os financiamentos, onde é preciso acumular créditos bancários, afinal, o imóvel estará alienado no nome da financiadora até o quitamento da dívida.
Essas são as coisas que podem impedir a compra de um imóvel ou prejudicar o comprador durante as transações, por isso é importante ficar atento a tudo isso, para não sair no prejuízo, afinal, um imóvel é um investimento muito grande.
Como facilitar esses processos?
Agora, para te ajudar ainda mais, iremos dar algumas dicas de como evitar alguns estresses com esse processo que pode ser longo e exigir muito tempo de você que está comprando, mas também do proprietário.
Profissionais qualificados
O primeiro passo para poder fazer todas as transações de forma segura e bem feita é contratar profissionais qualificados que entendam do assunto, que conhecem os documentos necessários e que irão te ajudar em todo o processo.
A melhor saída é optar por uma imobiliária de confiança, que irá te assessorar em todos os momentos, algumas já até possuem advogados e corretores que irão fazer todos os processos e deixar tudo encaminhado.
Assim, com corretores e advogados, você poderá conferir tudo e eles irão processar todos os documentos exigidos e identificar as falhas, caso seja a situação do imóvel.
Além de ter pessoas para fazer isso no seu lugar, ganhando tempo e mais conforto, é importante garantir que são pessoas que entendem do assunto, assim você não irá deixar passar nada.
Dessa maneira, você irá se certificar de que está fazendo tudo certo, essa dica vale tanto para o comprador que precisa de segurança nas transações quanto para o vendedor que quer fazer tudo da forma correta.
Assim, é possível garantir que nada irá impedir a venda do imóvel, deixando tudo corretamente regularizado, para não causar nenhum prejuízo, o que pode acontecer em casos de atraso dos impostos e contas relacionadas ao imóvel.
Portanto, é preciso garantir que tudo estará correto para uma boa venda e garantir um bom comprador rapidamente.
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