Rua Max Wilhelm, 674, Sala 04, Vila Baependi, Jaraguá do Sul/SC

Termos do mercado imobiliário

Termos do mercado imobiliário

Termos do mercado imobiliário

 

Com o crescimento do mercado imobiliário no país, os termos que envolvem esse mercado também começaram a crescer. São diversos termos que precisam ser conhecidos, principalmente por aqueles que estão buscando por um imóvel.

 

Conhecer cada termo, ou a grande parte deles vai ajudar a pessoa que está em busca de um imóvel entender mais o setor e também vai auxiliar na hora da tomada de decisão. No caso de tomadas de decisões, pode ajudar a direcionar para as mais assertivas para cada caso.

 

Pensando em tudo isso, vimos como é importante conhecer cada termo, saber pelo menos o básico sobre cada um e quais desses podem se encaixam nos seus investimentos e quais não são bons para você.

 

Então, se você está em busca de um imóvel, seja para comprar ou alugar, este conteúdo foi criado para te ajudar durante essa jornada. Continue lendo este artigo para saber mais.

 

Termos do mercado imobiliário que você precisa conhecer

 

Para te ajudar, vamos citar os termos mais citados na área e que são muito importantes para quem está passando pelo processo de comprar ou alugar uma casa ou apartamento.

 

Escritura

 

Começando por um dos termos ou documentos mais conhecidos durante esse processo, a Escritura é um documento que é registrado no cartório que vai descrever a transferência de posse de um imóvel de uma pessoa para outra e vai descrever sob quais condições está sendo feito.

 

Ele é feito tanto no processo de compra, como no processo de venda, assinar este documento é o que vai tornar toda a operação legal.

 

Alienação Fiduciária 

 

Ela é muito importante no processo de financiamento de um apartamento ou casa, a alienação fiduciária é um instrumento que vai garantir que o imóvel só é do comprador após ele quitar toda a dívida. 

 

O comprador vai poder ficar com a posse do imóvel - ou seja, utilizá-lo - e o credor com a propriedade. Quando o pagamento é concluído, o comprador finalmente vai poder ter a posse e a propriedade.

 

INCC

 

O Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) é calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para medir a oscilação de preços de matéria-prima e da mão de obra em construções habitacionais. Geralmente é aplicado na correção das parcelas de financiamento imobiliário em casos de imóveis de construção.

 

IPCA

 

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o índice oficial que consegue medir a inflação no país. Ele é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e pode ser utilizado em contratos de financiamento como um indexador de taxas de juros.

 

ITBI

 

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) é um dos impostos que são envolvidos no processo de compra e venda de imóveis. A tributação deste imposto deve ser paga pelo comprador do imóvel.

 

Amortização

 

A Amortização é parte da prestação do financiamento imobiliário que é destinada para abater o saldo devedor. Ou seja, ela é a parte da parcela sem os juros do contrato.

 

Fiador

 

São pessoas que se responsabilizam pelos compromissos contratuais de outra pessoa, ou seja, em vez de uma pessoa pagar o depósito caução na assinatura do contrato de aluguel, ela terá um fiador que será responsável pelo seu compromisso contratual com o imóvel. 

 

TR

 

A Taxa Referencial é uma taxa que é determinada pelo Banco Central do Brasil para controlar a inflação. Ela costuma ser aplicada como indexadora de taxa de juros de um financiamento imobiliário.

 

Indexação

 

É quando um valor é ajustado de acordo com o índice ou imposto. Ele é aplicado pelos bancos nas taxas de juros para corrigir um valor, ou seja, é para que o dinheiro não se desvalorize com o passar do tempo.

 

Matrículas do imóvel

 

É o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis e de todas as suas características como metragem, planta, localização e histórico de pagamento. Seu número sempre será o mesmo.

 

Tabela Price

 

A Tabela Price é o método de amortização em que as parcelas possuem sempre o mesmo valor e, internamente, o valor da amortização está crescendo com o tempo. Outra alternativa à Tabela Price é o SAC.

 

SAC

 

O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um tipo de método usado para calcular as parcelas de um financiamento imobiliário. No SAC a amortização é constante ao longo de todo o processo de pagamento, o que vai significar que a primeira parcela é mais cara e o valor das parcelas vai diminuindo com o tempo. 

 

Alvará

 

O alvará é um documento emitido por órgãos públicos que autoriza ações em determinados espaços. É necessário ter um alvará para casos de mudanças estruturais, diminuição ou aumento de construções, reformas e etc.

 

Averbação

 

A averbação é feita em um Cartório de Registro de Imóveis, ele descreve alterações contratuais e também outros tipos de alterações em relação a um bem imobiliário.

 

Selic

 

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) é a taxa básica de juros do país. Ele é estabelecido pelo Banco Central do Brasil e serve como uma referência para outras instituições bancárias.

 

Está procurando o imóvel perfeito? Acesse o site da Urbana - Imobiliária em Jaraguá do Sul.

Imóveis em Jaraguá do Sul