A imponência das obras/imóveis com pé direito duplo

Publicado em 08/07/2021 por Marciane - Urbana

Ambientes espaçosos com uma iluminação natural e um teto bem alto, fazem com que o imóvel se torne bem imponente e com personalidade. E o pé direito duplo oferece essa sensação, pois torna o ambiente mais ventilado, um aspecto clean, transmitindo sofisticação e requinte.

Além de uma sensação de grandeza, esse tipo de estrutura transmite conforto, beleza e requinte para o imóvel, na dúvida entre em contato com a imobiliária de confiança para melhor orientação.


Conforto e beleza são duas características que faz com que qualquer lar se torne um ambiente de encantos.

Para que possamos entender como o pé direito duplo, torna de fato a obra imponente, é necessário a princípio entender o que é realmente um pé direito em um imóvel.


O que é pé direito?

Não se sabe exatamente a origem do termo em si, mas o pé direito nada mais é que a medida entre o chão e o teto. Ele estipula a altura do ambiente, e a parti dessa medição é se pode determinar o que pode fazer dentro no cômodo desse imóvel.

A altura do pé direito pode influenciar não só na beleza e imponência do ambiente, como também em questões como o projeto do forro, da sanca e principalmente os projetos de iluminação.


Existe variedades nas dimensões do pé direito, por exemplo, o pé-direito comum me em torno de 2,50 metros, já o pé-direito alto, cerca de 2,70 metros e o pé-direito duplo, um média de 5,40 metros.

Geralmente um pé direito normal mede entre 2,5 a 2,8 metros, acima dos 3 metros podemos considerar que o pé-direito é do tipo alto. Geralmente pé direito duplo é bastante utilizado em salas, ou apartamentos estilo studio, no qual contam com mezanino.


Pé direito duplo

Uma tendência em várias construções, é o pé-direito duplo, principalmente porque essa característica ajudar a valorizar bastante o imóvel, principalmente em aspectos estéticos.

Geralmente o pé-direito duplo é usados em ambiente como a sala estar e sala de jantar, ou seja, aqueles lugares mais sociais da casa.


Normalmente um pé direito duplo deve ter entre 5,40 à 8,0 metros de altura. E para que tudo esteja em harmonia nesse espaço, é necessário por exemplo que as janelas sejam maiores, assim o espaço terá uma iluminação natural melhor, além de ajudar a deixar um ambiente mais arejado e proporcionar uma melhor comunicação entre o ambiente interno e externo.

Portanto, a estética exclusiva que o pé direito duplo proporciona, trás uma sensação de grandeza e imponência.


Por tornar a área mais imponente, sua decoração deve contar com alguns elementos que proporcione uma sensação de exclusividade para o ambiente, como lustres maiores, enormes janelões verticais, e paredes com texturas diferentes.

Essas ultimas podem ser decoradas com tijolinhos por exemplo, só escolher uma parede e fazer a decoração que a torne diferente das outras, esse detalhe vai valorizar muito o seu cômodo.

Além disso, cores naturais nas paredes dão um aspecto mais clean, ampliando ainda mais o ambiente.


Para dar ainda mais destaque ao seu pé direito duplo, valorizando ainda mais a imponência do imóvel, painéis de vidro são uma ótima opção de para deixar a vista ainda mais exuberante.

Outro ponto importante que observamos nesses imóveis, são as cortinas e persianas usadas, geralmente elas são leve, o que ajuda com que a luz natural entre no ambiente.

Decorações monocromática também são tendência para imóveis com pé-direito duplo. Apenas uma cor ajuda a dar mais destaque no pé-direito duplo, dando mais destaque aos objetos de decoração e obras de arte.


Falando em obras de arte, uma boa maneira de destacar o pé-direito duplo é com obras de arte ou fotos em dimensões maiores, eles são um clima imponente no ambiente.

Uma dica para que o ambiente com pé-direito duplo não emita ecos, é optar por revestimentos de materiais que abafam esse eco, como cortinas de pano e forros de gesso.

E para deixar o espaço mais aconchegante, geralmente os arquiteto e profissionais de decoração utilizam jogos de luzes para trazer uma atmosfera mais quente e confortável.


As obras e imóveis com pé-direito duplo, tem uma atmosfera monumental, o que deixa o imóvel ainda mais imponente e valorizado. Esse formato transmite uma sensação de requinte e luxo para sua sala de estar ou de jantar.

Em contrapartida, o uso de elementos desproporcionais a imponência do cômodo pode fazer com que o ambiente fique em desarmonioso.

É importante escolher bem os elementos que irão compor o espaço, para que não haja desequilíbrio na composição do ambiente como um todo, além do que essa falta de equilíbrio pode deixar o ambiente visualmente desagradável.

É unanime a afirmação de que o pé-direito duplo torna o imóvel imponente, charmoso e elegante, valorizando muito ele. São obras monumentais que tornam a casa ou apartamento ambientes incríveis dignos de apreciação.


Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir os outros aqui no blog.