A importância do corretor

Publicado em 05/03/2019 por Fernanda Tasca


Ao tomar decisões que envolvam grandes somas em dinheiro e a realização de sonhos, é importante ter ao seu lado profissionais capacitados para auxiliar a fazer a melhor escolha. Em todo o Brasil, somente o corretor de imóveis é autorizado a intermediar transações imobiliárias, como estabelece a legislação que regulamentou a profissão (Lei 6.530/78 e Decreto 81.871/78). Para ser um corretor, é preciso obter o registro emitido pelo CRECI - Conselho Regional de Corretores de Imóveis.


     Cada vez mais qualificado, o corretor vai usar seus conhecimentos para orientá-lo, fornecer com clareza informações precisas e alertá-lo sobre qualquer possível risco, tornando a negociação mais segura.


   A imobiliária e/ou o corretor têm a responsabilidade de pesquisar e apresentar o imóvel aos interessados, facilitando, o nem sempre simples, encontro da moradia ideal.


    O corretor, no uso de seus conhecimentos, poderá avaliar o preço dos imóveis, certificado que o mesmo está dentro da faixa de preço razoável. Além disso, ele também poderá orientar na hora da oferta, formulando sua proposta, se há espaço para uma oferta mais agressiva ou não, agindo de forma neutra entre as partes (comprador x vendedor) e garantindo justiça para ambos.


     Acostumado a lidar com transações tão delicadas, o corretor conhece todos os trâmites necessários no processo de compra e venda de um imóvel, assegurando uma transação segura e legal, uma vez que entende dos contratos, do pagamento de impostos, da formulação de escritura, das averbações na matricula imobiliária, cadastros de IPTU, entre outros itens.


     Além disso, o corretor irá trabalhar sem o “lado emocional”, que está ligado à realização do sonho da casa própria ou num momento de extrema necessidade de venda, evitando que você aja precipitadamente.


     Por entender dos métodos de financiamento bancário e prazos nos bancos, sabe informar qual será o momento correto de entrega de chaves, a partir de quando o vendedor irá passar a posse e a propriedade do imóvel, quando irá receber o valor do financiamento, e como o comprador poderá financiar, usando ou não seu FGTS.


     Para garantir ainda mais segurança na sua compra, a Urbana conta com uma equipe de Corretores e Engenheiros Civis, que poderão avaliar o imóvel de forma técnica, realizar as averbações e legalizações perante a prefeitura, verificar as áreas alagáveis e assegurar que você não seja enganado por pessoas de má fé sem conhecimento ou código de ética.