As melhores cidades com qualidade de vida em Santa Catarina

Publicado em 16/07/2021 por Marciane - Urbana

Qualidade de vida se tornou algo essencial para muitas pessoas, principalmente durante a pandemia do Covid-19. A pandemia mostrou que cuidar da saúde, do corpo e da mente é algo que todos precisamos fazer.


E é por isso que hoje, morar em uma cidade que oferece qualidade de vida se tornou prioridade para a grande maioria dos brasileiros. Algumas pessoas até têm buscado cidades ao Sul do país, lá é onde tem um alto índice de cidades que oferecem qualidade de vida, uma boa economia e ainda diversas opções de lazer para os seus moradores.


Hoje vamos falar de um estado muito conhecido, que é Santa Catarina. O lugar já é conhecido por comportar cidades maravilhosas para viajar, como Balneário Camboriú, Florianópolis e Jaraguá do Sul.


Cidades essas que oferecem muitas opções para as pessoas relaxarem, fugir da agitação do dia a dia. Com isso, o investimentos dessas cidades no bem estar dos seus moradores também cresceu, pois com isso estão conseguindo atrair mais visitantes que se interessam em morar pela região.


O IGM - Índice de Governança Municipal -, elencou os municípios com as melhores notas em qualidade de vida, eles tiveram como base três dimensões, finanças, gestão e desempenho.

Foram levantadas um grupo de cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e com o PIB acima de R$ 28 mil. Entre as 50 primeiras cidades desta lista, encontramos algumas cidades catarinenses.


Para estabelecer esse ranking de melhores cidades com qualidade de vida, foram analisados esses pontos abaixo:

  • Saúde;
  • Saneamento;
  • Educação;
  • Segurança Pública;
  • Meio ambiente;
  • Transparência;
  • Planejamento.


Com os parâmetros usados, podemos ver que não é levado em conta apenas belezas naturais ou pontos turísticos do local. Apesar das cidades de Santa Catarina serem ricas nesses sentidos, pois é o que mais atrai turistas, elas oferecem diversos benefícios para os seus moradores.

Está procurando por novos ares? Está com vontade de achar um lugar onde vai ter tranquilidade e mais qualidade de vida para a sua família? Pode ser que uma dessas cidades seja a certa para você. Continue lendo.


As melhores cidades com qualidade de vida em Santa Catarina


1. Jaraguá do Sul

A cidade fica na região metropolitana do norte/nordeste de Santa Catarina, a cidade está entre as 5 cidades com maior economia do estado. Isso porque possui um grande pólo industrial que abriga WEG - metal mecânica - e Malwee - têxtil -.

Jaraguá do Sul está entre as cidades com qualidade por vários fatores, entre eles está o baixo índice de violência, tem uma taxa de 3,7 mortes para cada 100 mil habitantes. Além disso, possui atrativos naturais que atrai os turistas aventureiros.


2. Brusque

É considerada indústria têxtil, ela é pioneira na fabricação de tecidos. Em Brusque nasceram grandes marcas de roupa, e de cama e mesa. Hoje algumas dessas marcas são referências no Brasil e no mundo.

Assim, como em outras cidades de colonização alemã, é um lugar bem tranquilo. Uma pesquisa do IPEA, Brusque está em 2º entre as cidades brasileiras com menor índice de violência.