O que é e quais são os benefícios de investir em energia solar em seu imóvel?

Publicado em 05/04/2021 por Marciane - Urbana

A sustentabilidade é uma questão que está cada vez mais presente em debates de todos os segmentos, desde confecções de roupas, até o mercado imobiliário. Uma das formas de tornar uma casa mais sustentável e contribuir com o planeta é por meio dos painéis solares. A energia solar, hoje em dia, já não é mais uma tecnologia distante, promovendo diversos benefícios tanto para os moradores do imóvel, quanto para futuros compradores e vendedores. Afinal, ela ainda é capaz de valorizar a casa e aumentar o seu lucro, visto que a sustentabilidade está sendo muito buscada por pessoas conscientes.


Contudo, sabemos que a energia solar é relativamente nova no mercado e pode causar muitas dúvidas. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre painéis solares!


O que é a energia solar?

A energia solar é a fonte de energia renovável com maior quantidade disponível para geração de energia elétrica no Brasil. Ela é uma alternativa sustentável quando comparada às outras fontes, visto que funciona por meio da luz do sol e pode ser usada por diferentes tecnologias, como aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica.


Seu conceito é sempre relacionado à energia fotovoltaica, que nada mais é do que a geração de energia elétrica utilizando a luz do sol como fonte de energia. Aqui, quando a luz do sol é captada pelos painéis solares, a corrente elétrica é transformada e assim pode ser utilizada em residências, comércios e até mesmo em indústrias.


Algumas características da energia solar são:

• Originada da luz do sol;

• É uma energia alternativa, renovável e sustentável;

• É uma energia limpa, pois não gera resíduos;

• Fonte de energia gratuita, o que torna a geração mais barata;

• Pode reduzir em até 95% a conta de luz;

• Vida útil de mais de 20 anos e baixa exigência de manutenção.


Quais os benefícios da energia solar?

Veja agora alguns dos principais benefícios da energia solar em diversos âmbitos:


Reduz rastros de carbono

É fato que as mudanças climáticas são prioridade em todo o mundo, a fim de proteger a natureza e a população. Sendo assim, a energia solar é uma das principais alternativas para ajudar nessa questão, visto que ajuda a combater as emissões de gases do efeito estufa e reduz a dependência de combustíveis fósseis, como o petróleo.


Agrega valor ao imóvel

A vida útil de um sistema fotovoltaico é de mais de 25 anos, e ao optar pela instalação em sua residência, o proprietário realiza um investimento que promove não apenas um retorno imediato em sua conta de luz, mas também a longo prazo. Isso porque, os painéis agregam valor material ao imóvel, que pode ser somado a seu valor total no momento da venda ou locação.


Além disso, caso seja um investidor, também é possível deixar o imóvel que está sendo construído preparado para receber futuros painéis, visto que essa etapa é simples de ser feita e também agrega valor.


Segurança

Cientistas afirmam que o sol ainda vai continuar brilhando por aproximadamente 5 bilhões de anos e até lá, o sistema fotovoltaico ainda vai continuar sendo uma fonte de energia extremamente segura. Além disso, a tecnologia de baterias caseiras está em ascensão, promovendo maior confiabilidade nos sistemas, independente de quedas na rede elétrica.


Contribui para a geração de empregos

A expansão do mercado de energia solar é exponencial e constante, demandando assim cada vez mais profissionais capacitados para atuar em diferentes áreas de um negócio, seja na comercialização, projeto ou instalação. Sendo assim, além de contribuir com o planeta e seu próprio bolso, você ainda promove um impacto positivo na sociedade.


Retorno sobre o investimento

De acordo com uma estimativa nacional, o retorno do investimento geralmente vem dentro de 5 a 8 anos. Ao considerar o tempo de vida útil que falamos, de 25 anos implica em um período de 17 a 20 anos de energia solar totalmente gratuita.


Casa autossustentável

Por fim, mas não menos importante, uma casa com painel solar torna-se autossustentável, ou seja, responsável por gerar sua própria energia, sem depender de outras fontes. Vale lembrar que existe ainda a opção de devolver a energia excedente à rede por meio do sistema on grid, sendo possível também lucrar com seus painéis solares.


Então, como você viu, a energia solar além de ser uma alternativa sustentável e que contribui de maneira significativa para o meio ambiente, é também considerada um ótimo investimento, devido ao retorno promovido ao proprietário. Mas, além disso, como falamos, ela ainda agrega valor ao imóvel, sendo mais fácil para a imobiliária vender futuramente, ao mesmo tempo que seu lucro aumenta. É fato que as casas sustentáveis estão cada vez mais presentes ao redor do mundo, tornando-se uma verdadeira e duradoura tendência de mercado. Sendo assim, ficar de fora já não é mais uma opção.