Fazer a compra de um imóvel a vista, quais os trâmites básicos?

Publicado em 09/06/2021 por Marciane - Urbana

A compra de imóvel através de recursos próprios é o sonho de qualquer um que economizou durante um tempo para tornar esse sonho real.

Se você conseguiu então dinheiro suficiente para concluir essa etapa tão importante na vida de uma pessoa, significa que a organização e planejamento andam do seu lado.

Sendo assim, é extremamente importante se manter com essa organização pois você terá que lidar com coisas mais complicadas como a documentação do imóvel e tudo acerca dele.

Com todos os documentos pertencentes em mãos, o processo de compra é concluído rapidamente.


Como realizar a compra do imóvel através de recursos próprios

A primeira coisa a se considerar quando se vai realizar a compra de um imóvel é analisar o contrato de compra e venda.

O objetivo deste documento é descrever a negociação.

Portanto, ao descrever o processo, seja instrutivo e determine: as partes envolvidas, a descrição da propriedade e seus dados legais, o método de pagamento (se você deseja pagar uma entrada ou dinheiro vivo), as condições de pagamento, a entrega de chaves entre outros.

Cada transação é única, portanto, não use nenhum modelo de contrato na negociação.

Geralmente, o contrato de compra e venda é assinado só depois de uma averiguação dos documentos.

Após a formalização do contrato de compra e venda, inicia-se o processo efetivo de transmissão de bem aos novos compradores, sendo realizada a escritura pública de compra e venda em um Tabelionato de Notas.

Após analisar essa ação, é necessário registrar a escritura no Registro de Imóveis onde se estabelece a matrícula do imóvel.