Cuidados térmicos para casa

Publicado em 16/12/2018 por Fernanda Tasca

Ao escolher onde morar, é importante pensar em como o sol age em torno do empreendimento. No projeto arquitetônico é o arquiteto quem se preocupa com a disposição dos cômodos de um imóvel, e isso vai determinar em que momento do dia o sol vai aparecer na janela.


Mas qual é o melhor sol para cada parte da sua casa?


Para a disposição dos cômodos, dá-se preferência por dispor as áreas privativas na entre as alas Norte e Leste, para que recebam os raios de sol matutinos, as áreas sociais podem ser dispostas na ala Oeste, onde recebem os raios de sol vespertinos. As áreas de serviço, por sua vez, recebem muito pouca luz, ficando locadas nas alas Sul do terreno.


É o sol que vai evitar que surjam os problemas como o indesejável mofo, o superaquecimento dos ambientes, umidade excessiva e até gastos extras com pintura. Isso sem falar na luz natural que vai auxiliar na redução da conta de energia!

 

Além disso, vale pensar na ventilação da casa, para amenizar os dias mais quentes e abafados do ano. Você já ouviu falar em ventilação cruzada? Esse tipo de ventilação compreende colocar vãos como portas e janelas em paredes opostas ou adjacentes e na orientação dos ventos locais (ex: norte-sul, leste-oeste). Isso vai fazer com que o vento circule dentro da sua casa e diminua a temperatura interna, controlando os gastos com aparelhos de ar condicionado.


Mas e nos dias frios né?!


Como não queremos deixar a casa fechada no inverno, ainda pensa-se em como evitar que essa ventilação natural acabe sendo ruim nos dias frios, e pra isso é possível utilizar a vegetação em volta de casa, que vai adequar a quantidade de vento que passa por dentro de casa.



Ainda existem diversos outros elementos de arquitetura e engenharia que vão tornar sua residência um lar ideal, e é por isso que a Urbana é Inteligência Imobiliária quando te auxilia a escolher o seu imóvel. Agende uma visita com um de nossos corretores!