Dicas de como escolher as luminárias para seu apartamento

Publicado em 12/10/2021 por Marciane - Urbana

Alguns apartamentos podem ter problemas de iluminação, dependendo do local ou quantos imóveis tem no mesmo andar, isso pode ser pior. Também é levado em conta o tamanho do apartamento, tudo isso vai influenciar na iluminação.

Nesses casos, para melhorar a iluminação, é necessário que a pessoa invista um pouco de dinheiro em luminárias, para conseguir dar mais claridade ao apartamento. Ela também vai poder aproveitar para reformar o local, usando as luminárias até mesmo para dar um novo visual para os cômodos.


Mas apenas comprar algumas luminárias não basta, é necessário considerar alguns pontos, como o tamanho e o estilo da luminária, isso vai impactar bastante o ambiente. Se interessou pelo assunto? Continue lendo!


Considere o tamanho do cômodo

Antes de pensar em qual luminária vai escolher, é muito importante analisar o tamanho do cômodo que ele vai ficar, pois o tamanho pode fazer uma enorme diferença no ambiente.

Pode até parecer que não, mas uma luminária pode fazer com que um cômodo pequeno fique maior por causa do seu tamanho, formato e a iluminação que ele vai dar ao local.


Considere os outros objetos e móveis

Também é muito importante, considerar os outros objetos e móveis que estão no mesmo espaço que pretende colocar a luminária , ou seja, comparar os tamanhos, o espaço, o estilo e até mesmo as cores.

Se você olhar apenas para a luminária fora do contexto daquele ambiente, ela ficará perfeita naquele lugar, porém pode não corresponder da forma esperada com o ambiente no geral. É por isso que é necessário considerar tudo que tem no espaço onde ela vai ficar.

Podemos usar como exemplo, um cômodo que já tenha um número considerável de objetos e móveis, uma luminária mais simples pode ficar perfeita. Mas se for uma decoração minimalista, uma luminária grande e escultural deixará o ambiente incrível, podendo passar uma visão mais sofisticada do ambiente.


Considere a iluminação do ambiente

Uma luminária em um apartamento pode ser tanto para trazer mais iluminação ao cômodo, como para apresentar um designer inovador e diferenciado. Seja qual for o objetivo, é necessário pensar na iluminação do lugar, pois fará toda a diferença.

Caso for um ambiente mais apagado, que não tenha muita iluminação externa, uma luminária com o tamanho, formato e luz adequada vai fazer toda diferença.

Já em um ambiente que tem uma boa iluminação, o ideal é uma luminária que tenha uma luz mais fraca, pois se for muito forte, toda essa claridade pode irritar os olhos das pessoas e deixar o ambiente desconfortável.


Considere o formato do espaço

É necessário analisar o formato do espaço onde irá instalar a luminária. Cada formato vai trazer um novo designer ao local e também para o que vai estar à sua volta, como já abordamos acima.

Para espaços mais estreitos, como corredores, cozinha e banheiros, uma luminária linear é excelente, ele vai poder valorizar mais as proporções do ambiente.


Para espaços maiores e vazios, ou que não tenham muitos elementos à sua volta, luminárias esféricas, também conhecidas como luminária redonda ou bola, vão atrair o olhar de qualquer pessoa quando entrar no local, além de trazer um estilo mais moderno e inovador.

Uma luminária mais quadrada pode ser usada em qualquer ambiente. Seu formato mais simples possibilita o encaixe em qualquer lugar, podendo deixar o espaço conforme a pessoa deseja.