Dicas de como montar seu Home office e trabalhar em casa

Publicado em 08/07/2020 por Marciane - Urbana

A pandemia do Covid-19 trouxe o home office, que já estava em ascensão, para a vida de grande parte dos trabalhadores de forma obrigatória. Esse fato agradou muitas pessoas e outras nem tanto, já que esse segundo grupo afirma que ao trabalhar em casa é mais difícil manter a concentração e a produtividade em dia. No entanto, o home office traz diversas vantagens, como poder ficar mais perto da família, não perder tempo com transporte até o trabalho, poder trabalhar de pijama (rs), entre outros.  


Contudo, por mais que esses fatores aumentem a qualidade de vida das pessoas, trabalhar sob pressão, estresse e sem produtividade, mesmo que em casa, não adianta. Por isso, veja algumas dicas para montar seu home office e aumentar sua produtividade.


Local ideal

O primeiro passo é encontrar o espaço ideal de sua casa ou apartamento para trabalhar, devendo levar em considerações fatores como tomadas por perto, indecência de luz (seja ela natural ou artificial) para não forçar a vista, se possui espaço para circulação, entre outros. Podem parecer questões simples, mas elas auxiliam na otimização do tempo, não deixando você perder tempo com coisas pequenas e podendo ir direto ao ponto, ou seja, trabalho. Além disso, principalmente a cadeira, precisa ser confortável para manter sua postura ao longo do dia, sem que machuque as costas e cause problemas a longo prazo. Não pense que se trabalhar no sofá irá ter a mesma produtividade do que na mesa, por isso, não deixe de encontrar esse espaço em seu lar e utilize-o da melhor forma possível.


Vista-se para o trabalho

Por mais que o home office permita trabalhar de pijama, como falado anteriormente, se você tem problemas de produtividade ou quer aumentar ainda mais, vestir-se como se fosse trabalhar no escritório pode ser uma boa saída. Isso porque, há quem diga que essa simples virada de chave muda todo o seu dia, tirando a preguiça do pijama e a improdutividade. Arrumar-se para trabalhar oferece mais disposição, visto que realmente promove a sensação de ir para o escritório.


Elimine as distrações.


Por mais que a TV seja uma boa fonte de informação, durante a jornada de trabalho ela pode diminuir sua produtividade sem que você perceba. Com o barulho é muito mais fácil você se distrair ou causar incômodos inconscientes, por isso, deixe-a desligada durante o período de trabalho. Além disso, a utilização do celular também deve ser interrompida durante esse tempo, visto que mesmo checando as redes sociais para eliminar notificações, é possível se distrair e passar tranquilamente meia hora interagindo. Aliás, o LinkedIn continua sendo uma rede social, mesmo que tenha intuito profissional, ok? Por isso, o ideal é separar um tempo para acesso, preferencialmente antes ou depois do trabalho. Uma forma de ajudar nesse processo é limitar o uso dos aplicativos ou bloquear notificações para que você não fique tentado.


Movimente-se

Por mais que o trabalho em casa possa parecer mais tranquilo, algumas pausas são necessárias para descansar e relaxar, possibilitando até mesmo o surgimento de novas ideias. Por isso, durante o dia levante, caminhe um pouco pela casa, faça alongamentos ou até mesmo um café. Além de relaxar a mente e o corpo, você irá retornar ao trabalho ainda mais produtivo. No entanto, essas pausas não devem ser de meia hora, mas pequenos intervalos de 10 minutos a cada duas horas podem transformar o seu dia no trabalho.


Respeite sua jornada

Para alguns, trabalhar em casa pode ser sinônimo de ultrapassar a carga horária estipulada. No entanto, respeitar o período é imprescindível para gerenciar seu tempo de forma correta e saudável. Claro que realizar horas-extras alguns dias pode ser necessário, assim como no escritório, mas tornar isso parte de sua rotina irá prejudicar sua qualidade de vida e consequentemente sua produtividade no trabalho. Isso porque, é preciso dividir o seu dia para que você também possa passar mais tempo com sua família, animais, para praticar atividades físicas e realmente descansar. Se não fizer isso, é muito provável que você fique ainda mais cansado e improdutivo no dia seguinte.


Organize-se

Por fim, mas não menos importante, a organização é essencial para realizar entregas acima da média no trabalho. É importante não deixar papeis espalhados, guardar coisas que utiliza mesmo em gavetas e armários, não deixar copos espalhados, alinhar os enfeites da mesa de trabalho, etc. Essa organização irá facilitar o seu dia a dia, além de aumentar sua produtividade, visto que um ambiente bagunçado provoca uma sensação ruim, mesmo que você não perceba, impedindo seu rendimento. É importante também não colocar muitos enfeites e fotografias na mesa, visto que facilita a distração e consequentemente diminui sua produtividade.


Lembre-se, no entanto, que não render como no escritório em alguns dias está tudo bem. Não é fácil enfrentar uma pandemia, mas seguindo essas dicas seus dias podem ser melhores e mais agradáveis para sua saúde mental e física.