Dicas para comprar o primeiro imóvel

Publicado em 27/03/2020 por Redator Fernando

Aquele frio na barriga que dá no momento de se imaginar comprando a casa própria, faz parte de um dos momentos mais incríveis de nossa vida. E deve ser por isso que você está procurando dicas para comprar seu 1° imóvel. 

Essa experiência gostosa de ansiedade com expectativas, desenvolve em nós uma sensação de liberdade e de responsabilidade, pois comprar um imóvel hoje em dia pode significar a realização de um sonho, uma conquista, libertação do aluguel e também pode gerar o sentimento de segurança.

Uma pesquisa de mercado pode ajudar você

O momento em si, exige um pouco de calma e atenção.

Nesta hora dá vontade de comprar o primeiro imóvel que impressionar você, mas se deseja aprender uma coisa sobre os imóveis, é que sempre haverá um melhor e mais interessante.

Ao procurar com calma, você poderá fazer uma escolha muito mais vantajosa, por isso a pesquisa de mercado se faz tão importante. É através dela que você saberá qual o melhor bairro, terá noção real de valores, infraestrutura do local, mobilidade, conseguirás identificar novas oportunidades e mais do que isto, a que atenda melhor seus desejos e necessidades.

E agora? Imóvel novo ou usado?

Normalmente a diferença de valor não é tão considerável assim.

Existem casas e apartamentos usados que simplesmente superam outros novos com facilidade.

É claro que exige um pouco mais de esforço no momento da procura, mas com certeza você vai acabar encontrando um que valerá a pena, seja ele usado ou novo.

É preciso que você tenha ajuda profissional nesta fase, pois o fato do imóvel ser barato ou oferecer muitas vantagens, não garante que de fato ele está apto para ser comprado. É importante fazer uma análise completa tanto do imóvel quando dos atuais proprietários sobre documentação do imóvel, eventuais dívidas, impostos pendentes.

Imóveis novos também demandam esta preocupação, por isto a importância de um corretor de imóveis para lhe auxiliar em todo o processo de compra, afinal a intenção é realizar seu sonho, e não criar um pesadelo.

Opte pelo melhor banco e método de pagamento

No momento da compra do seu primeiro imóvel a forma de pagamento é importantíssima.

A ideia mais interessante, é você oferecer o máximo do valor da entrada possível, para que as demais parcelas sejam consideravelmente baixas e possam ser quitadas em menor tempo.

Este é mais um fator que o corretor de imóveis poderá lhe auxiliar, através de sua experiência, ele irá esclarecer suas dúvidas, realizar simulações bancárias, em conjunto buscarem alternativas como por exemplo se o imóvel permite utilizar FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), se analisa veículo como parte de pagamento, quais ajustes podem ser realizados para obter o crédito necessário como eventualmente quitar um financiamento de veículo antes de efetuar efetivamente o crédito habitacional. Lembrando que cabe ao comprador avaliar o risco do contrato assumido e se de fato as parcelas futuras caberão no orçamento familiar.

Você também precisa saber exatamente como vai funcionar o seu financiamento, e esclarecer dúvidas a respeito de qualquer tipo de problema que possa acontecer no futuro, preparando-se assim para surpresas para não ser pego desprevenido, o ideal é estar preparado com uma reserva de pelo menos 3 parcelas para eventual emergência.

Comprar o primeiro imóvel pode mudar completamente o rumo de sua vida!

Quando você investe em um imóvel, você percebe que com o passar do tempo aquele terreno valorizou e o seu dinheiro passa a valer mais.

Isso acontece devido à valorização de terrenos do mercado imobiliário, ou seja, conforme o bairro vai ganhando infraestrutura e passa a apresentar um sistema mais robusto, os imóveis que neles se encontram passam a valer mais.

Neste momento a pessoa consegue gerar uma estabilidade financeira, pois a compra de uma casa, apartamento ou imóvel comercial, pode fazer com que sua estabilidade se consolide de uma vez por todas.

Primeiramente porque você vai se sentir realizado, pagando algo que é de fato seu, além disto você se sentirá mais confortável em fazer benfeitorias, deixar do seu jeitinho.

Paciência, planejamento, pesquisa e com suporte de uma imobiliária séria, levará você a uma grande conquista, com tranquilidade e responsabilidade.