Estilo minimalista, como aplicar em casas e apartamentos

Publicado em 24/02/2021 por Marciane - Urbana

O movimento não se trata do que você não pode ter ou o que não pode fazer, mas sim, sobre saber escolher conviver com menos coisas ao seu redor.


Com a correria do dia a dia, levar uma vida mais simples têm sido a alternativa de muitas pessoas.


Além da sustentabilidade, como a diminuição de consumo de recursos não renováveis, o minimalismo tem grande impacto nos estilos de decoração.


Geralmente, uma casa que aposta num estilo minimalista tende a escolher tons mais frios e sóbrios. Além disso, o design de interiores aposta em decoração de móveis bem posicionados na casa com o foco no que verdadeiramente deve ser destacado.


Dentro do minimalismo em apartamentos e casas, é possível achar algumas representatividades da decoração contemporânea e também do estilo industrial.


A melhor característica que pode definir o minimalismo é a funcionalidade. Sendo assim, o que não acrescenta funcionalismo, não é um item que deva estar presente no lar.


Isso não é uma regra para dizer que se você adotar o estilo minimalista, você não poderá ter bens materiais. Na realidade, o minimalismo apenas dá enfoque a função de que cada item adquirido vai apresentar na rotina.


Sendo assim, coisas superficiais não são necessárias pois elas tendem a atrapalhar o objetivo principal, que é a saúde, relacionamento e o desenvolvimento pessoal.


Quem adota o minimalismo como um estilo de vida, segue na busca de uma satisfação através da própria existência e não através de bens.


Como aplicar o estilo minimalista em casas ou apartamentos?

Em ambos ambientes, o desapego deve ser praticado. Como dissemos, nessa prática, o menos significa mais.


A organização e a dispensa do irrelevante traz um conforto visual preciso à decoração minimalista.


Dessa forma, ser funcional e prático são duas características que saem em disparada em todos os ambientes.


Uma boa aposta para o minimalismo é apostar em móveis de madeira para contrastar com a escolha de pintura em tons mais claros, isso traz uma sensação de comodidade maior.


Estilo minimalista nos apartamentos e casas

A seguir, falaremos sobre a aposta do minimalismo em cada cômodo da casa, então fique atento as mudanças que você precisará fazer para adotar esse estilo.


1. Sala minimalista

As salas de estilo minimalista costumam ter uma estética limpa.


Sendo assim, a decoração que contrasta com a escolha de cor das paredes geralmente vem acompanhadas de móveis de tons madeira e vasos de plantas espalhados.


Costela de Adão e samambaias são geralmente as escolhas preferidas.


As plantas dão um toque de naturalidade e fluidez ao ambiente. Além disso a aposta de lâmpadas de bulbo com fio de LED tomam conta da beleza nos detalhes.


Geralmente são expostos por fios aparentes e suporte geométrico, bastante característico do minimalismo.


Móveis alinhados e retos garantem o resultado de design limpo. Sofás e mesas mais quadradas também são apostas desse estilo.


2. Cozinha minimalista

A preservação de um espaço limpo e arejado se faz muito presente nas cozinhas de casas minimalistas.


Isso porque a linguagem dos objetos seguem a mesma proposta que todo restante da casa.


Geralmente os eletrodomésticos de estilo minimalista costumas ser de inox, brancos ou pretos. Juntos, eles contrastarão mais uma vez com a escolha de pintura de parede, que geralmente é apelada para o branco ou o cinza claro.


A linha reta e forma simples compõem o design dos móveis. Menos utensílios guardados nos armários também é uma característica desse movimento na cozinha.


Se optar por não guardar os utensílios atente-se ao menos de organizá-los em lugares que deixem a visão mais limpa.


Bancada imitando mármore também é uma aposta.


3. Quarto minimalista

Uma das partes favoritas das pessoas são as decorações de quartos.


No estilo minimalista a aposta para os quartos é de paredes ou chão imitando cimento queimado.


Além disso, parede preta e branca ou cinza também fazem parte da decoração, depende do estilo que você prefere abordar.


Num quarto minimalista o básico é preservado: armário e cama. Esse é o foco de um quarto, os detalhes de decoração ficam por conta da iluminação, quadros, tapetes, entre outros.


Tudo que servir como acúmulo de bagunça, é descartado, como o uso de cadeiras.


4. Banheiro minimalista

Nos banheiros o minimalismo cria um tom elegante e com muita presença de personalidade.


Aposta como o preto e branco, maneira e detalhes em metal são uma das características desse estilo nesse cômodo.


Bancadas brancas longas e retas, de mármore, madeira ou outro material e decoração com espelhos geométricos são uma tendência, assim como novamente, o uso de plantas nos banheiros.


A luz natural ajuda muito na decoração do banheiro, no entanto, para a noite, um espelho com luz de LED ou as lâmpadas de bulbo com suportes geométricos farão toda diferença.


Os vidros também fazem parte da decoração clean. Quanto mais sem detalhes e transparente ele for, melhor ele irá compor o ambiente.


No estilo minimalista aposte nos detalhes que em outras decorações as pessoas não se atentariam muito, como a escolha do material, a luz e a composição de cores e alinhamento de todo o ambiente.