Fatores que influenciam e devem ser levados em conta na avaliação de um imóvel

Publicado em 17/09/2020 por Marciane - Urbana

Fazer uma avaliação do imóvel pode ser um tanto complicado para quem não conhece e não sabe como fazer uma.

Fato é que inúmeros fatores contribuem para a avaliação correta de um imóvel e um imóvel nunca vai ser igual ao outro, ainda que estejam localizados próximos.

A avaliação correta é fundamental para determinar a compra e venda do imóvel.

E conhecer os fatores que compõem seu preço ajuda a você ter uma noção de se o investimento vale a pena ou não.

Como é feita a avaliação de um imóvel e que fatores influenciam.

Ao procurar por uma propriedade, o fluxo de informações para este processo é tão alto, que alguns detalhes acabam ficando invisíveis.

Por se tratar de um investimento, a procura por um imóvel deve ser muito cautelosa, sendo assim, as pesquisas são fundamentais para isso.

Portanto, é muito importante entender quais funções, características e detalhes afetam os preços dos imóveis, o que o faz com que ele tenha esse valor. O conhecimento dessas informações facilita a escolha certa.

A começar pela estrutura do imóvel, ela é um dos fatores principais que causam a precificação baixa, média ou alta. Além do valor por metro quadrado do mesmo

Se a estrutura do imóvel é boa e ele foi bem construído, seu valor será mais valioso do que a propriedade com uma estrutura ruim.

Essa determinação de valor varia de detalhes na estrutura, a pequenos detalhes como: se há mofo, rachaduras óbvias, vazamentos, etc.

Portanto, tenha cuidado ao visitar um imóvel e o analise muito bem.

Além da própria estrutura, o tratamento do exterior também é importante, como os acabamentos.

Outro fator que faz um imóvel ser extremamente valorizado, é a sua localização.

Talvez esse seja um dos fatores que mais afetam a avaliação de propriedades na realidade.

Portanto, é importante saber que a localização geográfica é crucial para a escolha dos preços dos imóveis, principalmente em locações próximas ao centro da cidade.

Isso porque esses imóveis localizados perto do centro, contam com uma maior facilidade de acesso a diversas regiões e a diversos tipos de comércio.

Entre as instalações mais convenientes, podemos incluir supermercados, farmácias, bares, restaurantes, lanchonetes, verdureiras, escolas, hospitais, clínicas, universidades, bibliotecas, padarias, lavanderias, shopping centers e outros.

Para quem foca na saúde e bem estar, também existem nos centros maiores opções para academias, parques, praças e ciclovias.

Desse modo, observe se o local em que você comprou a propriedade foi avaliado de acordo com sua valorização atual ou se ele ainda está se valorizando para um futuro aumento de valor da propriedade mais para frente.

Outra questão que influencia no valor, é se a residência possui condomínio ou não.

Quando o imóvel se situa em um condomínio, os itens dentro do local contam demais.

Desse modo, propriedades com piscinas e piscinas aquecidas, academias de ginástica, áreas gourmet, saunas e outras instalações de lazer os tornam ainda mais caros.

É muito importante que os compradores entendam quais fatores afetarão o preço de venda de uma propriedade, para que eles entendam o tipo de propriedade comprada.

Outros fatores que podem influenciar na avaliação de um imóvel

Pode não parecer, mas imóveis que possuem mais andares contribuem para a valorização de preço.

Além disso, a idade da construção é outro fator que conta e provoca mudanças na hora de avaliar a propriedade.

Sendo assim, quanto mais antigo ele for, mais em questões de retoques e vistorias o proprietário deverá se manter atento.

Construções mais antigas apresentam maiores riscos de infiltrações e problemas na rede elétrica. Ainda que um imóvel antigo seja completamente reformado, seu valor ainda assim será mais baixo do que se o imóvel fosse novo.

Isso porque construções novas poupam mais recursos com prováveis reparos.

A qualidade de materiais que fazem parte da construção tem grande influência no valor da venda de um imóvel.

Se o material do imóvel for de uma qualidade inferior, ainda que esteja localizado em um bom lugar, ele será desvalorizado.

Um acabamento costuma compor uma das partes mais caras de uma casa dependendo de como for sua qualidade.

A segurança é também um item muito avaliado e seriamente levado em conta por quem procura a compra de um imóvel. Afinal, todos procuramos morar em um bairro que nos transmita a sensação de segurança.

Sendo assim, policiamento, câmeras, portões, tudo isso contribui para a precificação.

Itens indispensáveis para serem observados

Outros dois itens que são levados em conta na hora de precificar um local, é sua área de lazer a ventilação e iluminação.

A área de lazer é um item que depende do gosto do comprador, no entanto se o comprador tiver interesse em uma área dessas, é melhor saber que provavelmente o imóvel custará um pouco mais.

Assim também acontece com imóveis com boa ventilação e luminosidade. A luz natural é luxo de muitas casas e nem todas são contempladas com essa vantagem. Desse modo, um local arejado e com boa iluminação natural é algo que destaca e valoriza e muito um imóvel.