Fatores que influenciam no preço do imóvel

Publicado em 28/09/2021 por Marciane - Urbana

Na hora de vender um imóvel muitas coisas podem influenciar no preço, o quanto ele vale depende de diversos fatores que precisam ser pensados até quando você vai investir no bem.

Esses fatores podem te ajudar a vender bem seus imóveis, sem se preocupar se vai lucrar ou não e como pode ser trabalhado para que você saia no lucro na hora de fazer as transações.

O mercado de imóveis está sempre crescendo e as demandas são bem altas, por isso, se pretende investir, saiba que é possível fazer isso de forma segura para que o retorno seja ainda melhor que o esperado.

Quer saber quais são esses fatores que influenciam no preço do imóvel e que é preciso ficar atento? Continue lendo este post.


Localização

O primeiro fator que é aquele que possui a maior influência sobre o preço dos imóveis. A localização é um ponto muito importante para definir o valor de um imóvel, afinal, toda cidade possui bairros que são melhores e que oferecem uma qualidade de vida boa.

Por isso, a localização é responsável por ¼ dos fatores que influenciam no preço de uma propriedade. Processos que são estudados, como gentrificação mostram como isso funciona.

É um processo onde a presença de empresas e investidores em um bairro pode causar o “enobrecimento” da região, fazendo com que os imóveis sejam valorizados, o que deixa a área ainda mais cara para futuros moradores.

Além da cidade em si e os bairros que já possuem nome, outras coisas pode influenciar, como estar localizada em uma avenida, perto de mercados, perto de shoppings e outras coisas que encarecem muito a casa.


Segurança

O segundo fator que mais influencia no valor de um imóvel é a segurança, ela pode estar atrelada à região, aos equipamentos e investimentos feitos para manter a segurança da propriedade.

Por exemplo, muitas pessoas optam por morar em apartamento, já que é mais seguro, sempre terá um porteiro, câmeras de segurança e ainda por cima, é um complexo com diversas maneiras de evitar que furtos e roubos aconteçam dentro do imóvel.

A segurança corresponde a cerca de 15% dos fatores que influenciam no preço do imóvel, por isso é importante investir em algo como segurança, como procurar por bairros que possuem baixos índices de violência.


Vaga na garagem

Outro fator, que é tão importante quanto segurança é se o imóvel possui vaga na garagem, é um fator que realmente agrega valor aos imóveis e que pode ser o diferencial para um comprador.

Por isso, é preciso verificar, ao investir em um imóvel, se possui vagas na garagem, seja no condomínio, prédio ou até mesmo nas casas convencionais, pois é muito importante para que o imóvel seja mais valorizado.


Área de lazer

Um outro fator que pode trazer maior valorização para seu imóvel é a presença de áreas de lazer, o que é muito importante para muitos moradores e compradores. Isso influencia tanto pois é parte significativa da propriedade.

A área de lazer pode ser uma área para churrasco, piscina, quintal, varanda e muitos outros espaços onde é possível aproveitar o momento em casa, sozinho ou com a família e amigos.

Por isso, esse ponto influencia cerca de 10% no preço dos imóveis, por isso é preciso investir bem em uma área de lazer.


Elevador

Mais um fator que influencia muito no valor é o elevador, em prédios, o elevador faz total diferença na vida dos moradores, a necessidade de subir e descer em diversos momentos, faz com que o elevador seja muito procurado.

Isso faz muita diferença, principalmente para quem vive nos últimos andares, onde seria necessário descer muitos lances de escada, por isso o elevador é determinante na hora de avaliar o preço de um imóvel.


Face para o sol

Um bom imóvel é pensado também na quantidade de luz natural que ele recebe, por isso é um fator que pode aumentar o valor de um imóvel, já que isso é importante para manter a temperatura na casa e ainda evitar mofo e outros problemas.


Andar

Embora tenha menos influência que outros pontos, o andar em que o apartamento se encontra é importante para avaliar o valor de um imóvel, já que é normal que os andares superiores sejam mais procurados.


Infraestrutura de tecnologia

Outro ponto que acaba influenciando no valor do imóvel é o investimento em tecnologia de ponta para o lar, está cada vez mais comum encontrar casas inteligentes, conectadas por tablets ou inteligência artificial, além de tecnologias que ajudam a manter a segurança.

Esses são os principais fatores que influenciam no valor de um imóvel e que fazem toda a diferença na hora de precificar o imóvel.


Por isso, antes de investir pesquise com a imobiliária quais são outros fatores que podem ajudar você a garantir mais lucro no seu imóvel.

Está procurando o imóvel perfeito? Acesse o site da Urbana - Imobiliária em Jaraguá do Sul.