Investir em chácara é um bom negócio?

Publicado em 30/03/2021 por Urbana

Ainda que você encontre um bom imóvel junto à imobiliária, sabemos que o estilo de vida das grandes cidades pode impactar significativamente em sua qualidade de vida. Dessa forma, é necessário realizar algumas pausas e quando possível se afastar dos grandes centros urbanos no tempo livre, como finais de semana, feriados ou férias. Afinal, o maior contato com a natureza pode promover benefícios físicos e mentais. Sendo assim, comprar uma chácara pode ser o investimento ideal para garantir maior qualidade de vida para toda a família. Portanto, se você está cansado de sua rotina, acompanhe o post de hoje e descubra se investir em chácara é um bom negócio.


Tenha um planejamento

Antes de tudo, o primeiro passo para você que deseja comprar uma chácara é criar um planejamento. Mas, além disso, é necessário ser realista e entender sua saúde financeira ao procurar um terreno. Portanto, faça todas as contas necessárias, entenda quais gastos podem ser reduzidos e garanta que o valor da compra ou financiamento não irão impactar negativamente em sua renda. Não se esqueça ainda de contratar a ajuda de uma imobiliária, pois assim você garante maior segurança e assertividade no momento de escolher a chácara ideal.


Quais os benefícios de investir em chácara?


1. Investir em chácara garante maior privacidade

Pelo fato de as chácaras serem mais afastadas, dificilmente terão vendedores ambulantes no portão ou ainda incômodos com ligação de empresas de telemarketing. Além disso, geralmente esses imóveis são mais distantes uns dos outros, garantindo maior privacidade para descansar e se divertir com a família. Se você tem uma vida mais reservada e não se sente à vontade em passar o dia na piscina do prédio ou clube, as chácaras são então o investimento ideal.


2. Redução do estresse

As chácaras, como falamos, ajudam a fugir do estresse dos grandes centros urbanos. Afinal, você pode deixar de lado por uns dias da correria da rotina, aproveitando ao máximo o contato com a natureza. Respirar ar puro, andar descalço na vegetação nativa e ouvir o som dos passarinhos são muito comuns quando se está em uma chácara. Além de o corpo relaxar com facilidade, sua mente também descansa de todo o agito da cidade.


Principalmente com a pandemia do Covid-19, que exigiu o distanciamento social, muitas pessoas que ainda trabalham em home office, optaram por investir em chácaras. Assim, elas conseguem trabalhar de longe e ainda garantir bem-estar físico e mental no dia a dia.


3. Renda extra

As chácaras ainda são uma grande oportunidade para quem deseja ter uma renda extra e até mesmo recuperar o valor do investimento inicial. Isso porque, é possível alugar para outras pessoas passarem os finais de semana, feriados ou temporadas em épocas que você não irá utilizá-la. Basta criar um contrato e fazer algumas campanhas na internet para que as pessoas conheçam o espaço. No entanto, se não desejar alugar para desconhecidos, pode apenas fazer negócios com amigos e familiares.


Mas, além disso, também é possível realizar atividades agropecuárias no local e criar um negócio realmente lucrativo.


4. Maior possibilidade de criação

Por fim, vale lembrar que é possível fazer diversos tipos de investimentos do terreno, visto que ele é suficientemente grande para tal, aumentando assim suas possibilidades. Seja na construção de uma piscina, banheira de hidromassagem, playground ou academia, basta colocar a criatividade para funcionar.


Desvantagens das chácaras

Vale lembrar, contudo, que comprar uma propriedade rural também possui algumas desvantagens. No entanto, isso acontece com todos os tipos de imóveis e você deve avaliar todos os prós e contras, colocando-os na balança.


1. Mais afastadas dos serviços públicos

A área rural não conta com a mesma variedade e qualidade dos serviços públicos de grandes cidades e para quem quer morar em uma chácara esse pode ser um impedimento. No entanto, para aqueles que desejam investir para passar os finais de semana ou temporadas, essa não é considerada uma desvantagem.


2. Necessidade de manutenção

Outra questão importante é a necessidade de contratar um caseiro para cuidar do local, realizando serviços como corte de grama, limpeza da piscina, poda das plantas e cuidados com os animais, caso houver. Mas, ainda que seja um valor a mais, você economiza com clubes, viagens para hotéis fazenda e ainda pode pagar o caseiro com o dinheiro referente aos alugueis e lucro das plantações e criação de animais.


Então, se você chegou até aqui provavelmente entendeu que sim, investir em chácara realmente é um bom negócio. Ainda que existam alguns contras, é importante colocar na balança o que realmente importa. Dessa forma, você garante que irá fazer uma escolha certeira em seu novo imóvel. Mas, se ainda estiver em dúvida, não deixe de contar com a ajuda de uma imobiliária informando quais são suas necessidades e desejos para que ela possa te orientar da melhor maneira possível.


Imobiliária Urbana. A sua escolha quando o assunto é imobiliária em Jaraguá do Sul.

Confira também outros artigos em nosso Blog!