Conheça mais sobre Jaraguá do Sul?

Publicado em 21/02/2020 por Marciane S. Fiamoncini

Vou morar em Jaraguá do Sul e agora, quais os costumes dos moradores, terei lazer e trabalho para mim e para minha família?

Seja bem-vindo a cidade colonizada por imigrantes europeus a 143 anos. Jaraguá é de origem tupi-guarani e significa "Vale do Senhor", é como os índios chamavam o Morro Boa Vista, um dos mais imponentes na cidade. Com a vasta cultura dos colonizadores, Jaraguá do Sul foi crescendo margeando o Rio Itapocu e se tornou um dos polos mais importantes no centro econômico do Norte Catarinense.

 

Jaraguá do Sul é a quinta maior economia de Santa Catarina, sendo o terceiro núcleo industrial do estado e sede de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores metal-mecânico e de confecções. Destacam-se também empresas do ramo de tecnologia e prestação de serviços.

Dentre as indústrias sediadas em Jaraguá do Sul podem-se citar a WEG (Metal-mecânica), Malwee, Live, Marisol, Nanete (Têxtil), Duas Rodas, Chocoleite e Arroz Urbano (Alimentos), Fenpar(Construção civil), Indumak, Raumak (Tecnolgia), Zanotti (Elásticos), Metalnox (Tecnologias e soluções inovadoras para a indústria têxtil e de Foto Produtos), entre outras. Fato curioso destas indústrias é que todas são de origem familiar, e que com o tempo se tornaram grandes complexos industriais.

Mas nem só de trabalho vivem os habitantes da bela Jaraguá do Sul, as opções culturais e esportivas estão crescendo a cada ano, destacando os seguintes locais:

Parque Malwee – localizado na Barra do Rio Cerro, está aberto todos os dias da semana e nos finais de semana, com entrada gratuita, é um refúgio ecológico, cultural e gastronômico. Com área de 1,5 milhão de metros quadrados, os visitantes podem usufruir de trilhas, labirinto, pista de bicicross, pedalinhos, caminhadas ao redor da lagoa principal (esta aberta a pesca em determinados períodos do ano), choupanas, restaurantes, quiosques, museus e de toda vasta natureza existente no local, que conta com mais de 35 mil árvores, entre elas espécies nativas da Mata Atlântica e espécies exóticas trazidas de outras partes do planeta e mais de 100 espécies de aves e 16 lagoas.

 

SCAR – localizada no bairro Czerniewicz, a Sociedade de Cultura Artística de Jaraguá do Sul, já foi palco de inúmeros eventos nacionais e internacionais. Anualmente sede do FEMUSC que reúne músicos profissionais e estudantes, que dividem a sala de aula em formações específicas para instrumentos musicais, regência, bandas e outras combinações, e compartilham o palco em grandes apresentações abertas ao público de forma gratuita. Palco também de apresentações teatrais, musicais, espetáculos de dança entre outras atividades culturais.

Arena Jaraguá – localizada no bairro Vila Lenzi, um ginásio poliesportivo abriga eventos esportivos, feiras, shows e congressos. Com este mega-espaço, a cidade de Jaraguá do Sul passou a fazer parte da rota dos grandes eventos, sendo sede do UFC, Torneio Brasileiro de Vôlei Feminino e Masculino, Campeonato Brasileiro de Futsal entre outros. Recentemente foi revitalizada a área externa da Arena Jaraguá, disponibilizando para comunidade quadras externas de esporte, parquinho infantil e pequenas praças para o lazer de todos. Foram plantadas 520 mudas de árvores em uma área de 3,6 mil metros quadrados, localizado na lateral do ponto turístico, buscando deixar o local ainda mais agradável para os usuários.

Via Verde – localizada no bairro Ilha da Figueira, local ideal os para momentos de lazer e contemplação da paisagem natural das margens do Rio Itapocu. Conta com via para caminhadas e corridas, pistas para andar de bicicleta e uma extensa área de grama onde as pessoas aproveitam para curtir o fim de semana. Eventos municipais gratuitos estão sendo realizados no local, aproveitando a infraestrutura recém inaugurada.

Morro Boa Vista - localizado no bairro da Figueira, popularmente conhecido como Morro das Antenas, é o local de encontro dos amantes da prática de voos de parapente e asa-delta. Mas a população como um todo aproveita o acesso a pista de voos para contemplar a bela vista da cidade. No caminho encontrarás a Chisetta Alpina, um monumento de homenagem aos imigrantes colonizadores da cidade.

A gastronomia em Jaraguá do Sul também não deixa a desejar, você encontrará diversos restaurantes desde comida típica alemã, portuguesa, japonesa, italiana, fast foods, cafés e cervejarias.

A proximidade com o litoral é mais um fator que muitas famílias tem escolhido morar em Jaraguá do Sul, conciliando o trabalho e a segurança que a cidade oferece com o lazer e bem estar tão desejados.

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre Jaraguá do Sul e se está pensando em vir morar na cidade, temos várias opções de imóveis para você conhecer. Urbana Imóveis