O que são imóveis de alto padrão?

Publicado em 27/01/2021 por Marciane Fiamoncini

Com o mercado imobiliário crescendo cada vez mais, imóveis pequenos ou de médio padrão já podem chegar a valer alguns milhões de reais. Contudo, é importante deixar claro que um imóvel de alto padrão não é definido pelo seu preço, mas por diversas outras características. Estudar o mercado e suas variações é importante, principalmente no momento de adquirir seu próprio imóvel, seja casa ou apartamento, a fim de garantir boas oportunidades. Obviamente, quando se tem a ajuda de uma imobiliária, tudo fica mais fácil, mas entender algumas diferenças por si só já ajuda a agilizar o processo.

Sendo assim, no post de hoje vamos falar o que são imóveis de alto padrão e tudo o que você precisa saber sobre eles.


O que são imóveis de alto padrão?

Como falamos, nem sempre o preço é o principal indicativo de que um imóvel é de alto padrão. Afinal, um apartamento simples e antigo, mas que está localizado em uma região privilegiada pode ter um valor bem mais alto do que um imóvel luxuoso.

Os imóveis de alto padrão se destacam por sua localização e algumas outras características, e nem sempre seu tamanho é um parâmetro para ser considerado de tal forma. Afinal, existem apartamentos, studios e lofts bem compactos, mas que são vendidos por valores bem altos justamente pela localização.


Características de imóveis de alto padrão

Ainda que precise ter algumas características específicas para ser um imóvel de alto padrão, não existe uma regra clara, visto que alguns empreendimentos podem ser mais modernos. Portanto, suas características podem variar de acordo com a idade, tamanho da construtora e porte da cidade. Para entender mais a fundo o que são os imóveis de alto padrão, veja abaixo suas principais características:


Localização

A localização privilegiada é uma das principais características de imóveis de alto padrão. Afinal, proprietários desse tipo de segmentos prezam por status e qualidade de vida, e, portanto, buscam opções que oferecem tudo em um único lugar. Geralmente esse tipo de construção está localizado próximo a praias, parques e lagoas, desde que sejam locais seguros. Por fim, o porte da cidade também interfere bastante no preço e valorização da casa ou apartamento, visto que além dos valores, os conceitos também podem ser diferentes.


Acabamento de alta qualidade

Outro diferencial é o acabamento do imóvel, encantando cada vez mais os clientes. Pisos e revestimentos, por exemplo, são da melhor qualidade, além de serem elegantes e sofisticados.

Caso opte por morar em apartamento, as áreas comuns dos prédios também têm acabamento diferenciado e materiais de alta qualidade. Além disso, pedras e madeiras nobres são muito comuns nesse tipo de empreendimento, além de esculturas, vasos e quadros para deixar a área externa mais charmosa.

Por fim, elementos naturais como flores, árvores e folhagens também estão presentes, visto que transformam o ambiente em um espaço mais bonito e aconchegante.


Serviços diferenciados

Alguns condomínios de luxo oferecem aos moradores serviços diferenciados, visto que esse tipo de cliente quer se sentir especial. Portanto, é comum encontrar spas e massagistas nesses espaços para atender os moradores. Além disso, o serviço de concierge também é uma característica dos imóveis de alto padrão.

Vale lembrar que também estão presentes serviços de recepção, portaria 24 horas e manobristas para facilitar ainda mais o dia a dia dos moradores.


Infraestrutura

É fato que quem quer investir em imóveis de alto padrão, deseja ter conforto e segurança em seus dias. Sendo assim, esses empreendimentos possuem infraestrutura completa, contando com monitoramento interno, além de área de lazer.

Em condomínios de alto padrão, por exemplo, além da piscina, existem diversas outras alternativas para toda a família se divertir.


Arquitetura diferenciada

As pessoas que procuram por imóveis de alto padrão estão sempre em busca de coisas exclusivas, assim como acontece com roupas e acessórios de grife. Portanto, prédios desenhados e assinados por arquitetos renomados, assim como as casas, são extremamente valorizados, principalmente aos olhos de consumidores mais exigentes.


Automação e tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente no ramo imobiliário, e os imóveis de alto padrão estão ainda mais confortáveis e funcionais, graças a ela. Existem até mesmo aplicativos específicos para cada empreendimento construído, que permitem que os moradores controlem à distância o apartamento pelo celular ou tablet, seja para apagar ou acender as luzes, fechar janelas, ligar o ar-condicionado, a TV, etc.

Prédios mais luxuosos utilizam essa tecnologia de ponta em toda a estrutura, como elevadores, portas, portões de acesso, alarme de segurança, etc. Tudo isso faz com que os imóveis se tornem cada vez mais modernos, práticos e funcionais para seus moradores exigentes.

Então, agora que você sabe o que são imóveis de alto padrão e quais são suas principais características, já sabe reconhecer esse tipo de apartamento. Com isso em mente, você pode informar à imobiliária quais são seus gostos e necessidades para que ela encontre o imóvel ideal ainda mais rápido!