Qual a importância do arquiteto na obra?

Publicado em 02/06/2021 por Urbana

Todo o planejamento de obra começa pelo projeto arquitetônico e por meio dele são elaborados outros importantes, como o projeto estrutural, elétrico, hidráulico, entre outros. Justamente por isso, o arquiteto é essencial desde o início do processo da construção até sua finalização. Sem um planejamento bem feito, as chances de o projeto ser entregue dentro do prazo e despesas estipulados são mínimas. Mas, ainda assim, muitas pessoas não entendem qual a real importância do profissional de arquitetura e acabam até mesmo subestimando sua contratação. Então, no post de hoje vamos esclarecer de uma vez por todas porque você deve contratar um arquiteto.

1. Planejamento

O planejamento é essencial e o primeiro passo para começar sua obra. É aqui que o arquiteto irá entender tudo o que o cliente precisa e deseja para desenvolver o projeto, que é a representação gráfica com todas as dimensões e características de sua ideia. Além disso, também é nessa etapa que será elaborado o cronograma, realizada a contratação da mão-de-obra necessária, além de cálculos para estimar gastos com materiais, orçamento, projetos estruturais, etc.

2. Valorização do imóvel

Quando um imóvel é construído sendo acompanhado em todas as etapas pelo arquiteto, o profissional irá aproveitar e explorar todo o potencial do projeto, oferecendo ideias sustentáveis, modernas e funcionais. Inclusive, vale destacar que o projeto é pensado para o futuro, antecipando até mesmo possíveis contratempos e tendências. Criar um imóvel com boa incidência de luz natural, com cômodos arejados e bem distribuídos, além de acabamentos adequados fará com que seu imóvel se valorize mais se comparado com outras casas e apartamentos.

3. Economia

Por participar de todas as etapas de planejamento, o arquiteto planejará uma obra que caiba em seu bolso. Dessa maneira, ele consegue prever a quantidade certa de materiais, valorizando o melhor custo-benefício, além de evitar desperdícios. Além disso, a contratação da mão-de-obra será com profissionais de qualidade para cumprir os prazos e evitar problemas desnecessários.

4. Escolha certa do terreno

Antes de comprar um terreno é importante analisar diversos fatores, como posição solar, ventos dominantes para ventilação natural, topografia do terreno, drenagem, tipo de solo, zoneamento, entre outros. Então, para fazer uma escolha que não acarrete em problemas no futuro, nada melhor do que um profissional para te orientar. Inclusive, a contratação irá evitar problemas futuros com alvará de construção, além de garantir um plano de ação especializado para seu terreno e ter uma visão estratégica e geral sobre a área.

5. Materiais certos

Vale lembrar que existem infinitas opções de materiais no mercado e o arquiteto irá orientar na melhor escolha para sua obra, unindo estética e funcionalidade. Além disso, alguns materiais parecem ser de alta qualidade, mas na prática não cumprem o que prometem e por ser leigo no assunto, você pode facilmente ser enganado. O arquiteto, por outro lado, tem maior experiência e irá identificar materiais que promovam um resultado duradouro por um preço justo.

6. Maior qualidade de vida e segurança

Por fim, mas não menos importante, como já falamos, o arquiteto está presente em todas as etapas do projeto e somente esse profissional é habilitado e preparado para acompanhar o processo de construção. Dessa forma, além de garantir segurança para os trabalhadores, ele ainda pensa em sua segurança no futuro, assim como na qualidade de vida que você e sua família terão ao morar ali.

Portanto, contratar um arquiteto é essencial se você deseja garantir todos os benefícios citados acima. Ele é de extrema importância para uma obra, além de sua contratação ser obrigatória por lei. Sendo assim, se deseja ter um imóvel regular, não dispense a ajuda desse profissional.


Imobiliária Urbana. A sua imobiliária em Jaraguá do Sul e região!