Vale a pena comprar um apartamento na planta?

Publicado em 07/07/2021 por Urbana

Geralmente quem está comprando um imóvel pela primeira vez, tem suas dúvidas, se vale a pena ou não investir. Para quem quer fazer um investimento, ou não precisa se mudar imediatamente para o imóvel, essa é uma boa opção, para evitar cair em alguma cilada procure sempre uma pessoa especializada no negócio, como por exemplo um corretor de imóveis.

A sensação de se mudar para um apartamento novo pode ser difícil de descrever, mas há uma série de benefícios mais tangíveis em comprar um apartamento na planta.

Vantagens

Preço bom e opções de pagamento

Geralmente o preço de um apartamento na planta é bem mais acessível do que um apartamento que já está pronto. Alguns empreendimentos chegam a ser uns 20 % mais baratos que os prontos.

Além disso, esses apartamentos exigem um valor mínimo de entrada e parcelas que chegam a ser bem mais baratas que o preço de parcelas de um aluguel.

Outros benefícios que você pode ter dependendo da construtora, é o parcelamento do valor da entrada do imóvel, o que ajuda muito na hora do pagamento, pois essas parcelas podem ser estendidas até a entrega das chaves.

Entre as possibilidades que o mercado imobiliário oferece, está a questão do preço, principalmente para quem está com a grana curta, esse é uma ótima alternativa, se você tiver a possibilidade de espera para que ele fique pronto.

Mas, fique atento também em relação à questão dos juros cobrados, faça os cálculos corretos, e analise se no final de todos os pagamentos você não estará pagando por um preço muito acima. Análise e estudo nessas horas é muito importante para que se possa fazer a escolhe certa.

Tempo para fazer economias

O tempo que demora para um apartamento ficar pronto é em torno de um ou dois anos dependendo do empreendimento. Ou seja, você terá um bom tempo para fazer um bom planejamento financeiro para não ter dores de cabeça com possíveis dívidas.

Como você irá ter tempo para fazer as coisas, você conseguirá negociar várias fazes da obra, pesquisa bastante a compra de móveis, fazer as compras desses aos poucos.

Outra vantagem é fazer o planejamento do pagamento do imóvel em um período mais extenso, o que irá te ajudar a não ficar com dívidas. Dando uma entrada de menor valor e fazer o parcelamento do restante quando o imóvel ficar pronto.

Personalizar alguns cômodos, economizando a mão de obra

Em algumas construtoras é possível você fazer a negociação para personalizar alguns cômodos do seu apartamento, quando esses são comprados na planta.

Você pode alterar alguns materiais utilizados para acabamentos, como armários, as torneiras e até mesmo o tipo do piso que você quer utilizar no seu imóvel.

Dependendo da sua situação financeira, você poderá utilizar materiais de acabamento com uma melhor qualidade na sua fase de construção, fazendo com que a finalização do seu imóvel seja adiantada, aproveitando a mão de obra da construtora, o que poderá fazer com que você economize nessa parte.

Você não precisa reformar

Um apartamento novo para o qual você pode se mudar, sem pensar em renová-lo por muitos e muitos anos. Você também não precisa se preocupar com surpresas desagradáveis que podem surgir onde alguém morou antes de você, como danos ocultos por umidade ou sistemas elétricos antigos.

Existe desvantagens?

Algumas empresas não conseguem entregar aquilo que foi prometido na planta baixa do empreendimento, e esses comportamentos deixam muitos clientes preocupados na hora de escolher o empreendimento para fazer o investimento.

É necessário analisar bem as propostas e pesquisar sobre a empresa que irá executar o empreendimento para evitar surpresas com problemas como dimensões diferentes do que foi anunciado, revestimentos que não estão de acordo com o que foi prometido, e outras irregularidades que possam ser encontradas se você fechar um negócio com uma empresa de má reputação.

Mas, por algum problema de documentação da obra, coordenação ou até mesmo questões climáticas, você pode ter a experiência desagradável com o atraso da entrega do teu sonhado apartamento, o que é bastante frustrante.

Diante das vantagens e desvantagens, é possível afirmar que, para quem pode esperar para que seu imóvel fique pronto, vale muito a pena você investir na compra de um apartamento na planta, claro que tomando algumas precauções e cuidados na hora de fechar o negócio.

Por exemplo, certifique-se que a construtora tem uma boa reputação, pois isso evita dores de cabeça com entregas diferentes do que foi apresentado na planta. Visite e acompanhe as obras, observando sempre se a execução está de acordo com o que consta nos contratos.

E por fim, verifique toda a documentação da planta do imóvel, pois poderá haver detalhes que constam nos documentos que podem ser modificar o planejamento que você fez em relação a esse imóvel.

Com uma boa pesquisa e planejamento, com certeza, para quem pode esperar, um apartamento na planta vale a pena ser comprado.