Vale a pena por minha casa à venda em uma imobiliária?

Publicado em 01/07/2021 por Marciane - Urbana

Muitas pessoas pensam que, ao comprar uma casa, não se deve contactar uma imobiliária. Se você decidiu comprar um apartamento, casa ou escritório, é importante sim, consultar este serviço.

As imobiliárias contam com profissionais que podem fornecer orientações competentes sobre as questões de seu interesse.

Por exemplo, a imobiliária cuidará de toda parte burocrática durante o processo, não apenas de acordo com todos os requisitos da legislação, mas o mais importante, honestamente.

Mais importante ainda, a equipe fornecerá uma avaliação objetiva do imóvel que você está pensando em vender.

Ao entrar em contato com especialistas, você pode economizar muito tempo e evitar muitos problemas.

Após transações executadas com competência, os clientes têm a oportunidade de sair satisfeitos!


Vantagens de vender uma casa através da imobiliária

Mais cedo ou mais tarde, quase cada um de nós se depara com a necessidade de vender nosso imóvel residencial. Isso acontece por vários motivos: você precisa de uma casa maior, quer trocar um imóvel antigo, ou quer morar sozinho, ou ainda se o imóvel está ocioso.

O que as pessoas costumam fazer nesses casos? Se antes, quase a única opção era enviar um anúncio para o jornal e postar informações nas entradas de suas casas, mas agora a maioria dos cidadãos ainda escreve um anúncio e o publica em um dos painéis populares sobre compra e venda na Internet.


Porém o mais recomendado é a venda através da imobiliária, não é só anunciar e vender, é todo um processo por trás, principalmente no que se refere à parte burocrática.

Porém, muitas vezes nesses casos acontece que o tempo passa, as pessoas ficam olhando para o seu imóvel, mas o fim desse empreendimento com a venda é totalmente invisível.

Qual é o problema? Muito provavelmente, reside em vários fatores que especialistas imobiliários competentes explicariam a você. É por isso que agora a maioria absoluta das transações ocorre por meio de imobiliárias, uma vez que vender um imóvel não é nada simples e, é preciso abordá-lo com sabedoria e com algum conhecimento do mercado imobiliário.

Claro, muitos leitores podem imediatamente objetar que um corretor de imóveis é um elo extra entre o vendedor e o comprador, especialmente em nossa era de altas tecnologias, quando qualquer vendedor pode colocar um anúncio facilmente na Internet e qualquer comprador em potencial poderá entrar em contato.

Em parte, tudo o que foi dito acima é verdade, mas na prática a situação não é nada animadora e, além disso, contaremos por que lidar com a questão da venda de uma casa por conta própria geralmente acaba sendo mais caro para você.


Prós de vender com ajuda especializada

1. Estimativa de custo real

Por mais que você queira vender seu apartamento por um preço exorbitante, infelizmente, você provavelmente não terá sucesso. Muitos vendedores independentes cometem esse erro.

Em primeiro lugar eles definem o preço significativamente mais alto do que o mercado e ficam muito surpresos porque, após meio ano de vendas, apenas um cliente os procurou.

Um corretor de imóveis, devido ao seu trabalho, conhece muito melhor o preço real de um imóvel e sempre poderá lhe oferecer várias opções dependendo da urgência da venda e do preço desejado.


2. Papelada

As pessoas que ainda não enfrentaram os problemas de compra e venda de algum imóvel têm pouca ideia de quantos documentos e extratos diferentes em várias instâncias precisam ser obtidos e executados para que a transação seja bem-sucedida.

A imobiliária sempre leva para si toda essa papelada e, pelo fato de fazer isso todos os dias, será muito mais rápido coletar o conjunto de documentos necessários com os profissionais.


3. Publicidade

Como dissemos acima, colocar um anúncio de venda em dois ou três sites de venda de imóveis é uma coisa boa, mas hoje a maioria ainda prefere a opção de comprar à moda antiga, vir a uma imobiliária para selecionar um propriedade adequada.

Porque nos sites, muitas vezes encontram-se imóveis inexistentes a preços bastante reduzidos e, após a 10ª chamada para tal anúncio, os clientes recorrem a profissionais com objetos reais.

Além disso, os sites na Internet são apenas um entre uma dúzia de canais de publicidade de uma boa imobiliária, a maior das quais possui até seus próprios departamentos de marketing.

É preciso lembrar que o corretor de imóveis deseja vender a sua casa não menos do que você mesmo e, de preferência, a um preço superior.


4. Show e apresentação

Uma das vantagens mais significativas ao contactar uma imobiliária é a ausência da necessidade de mostrar o objeto de venda a todos, até porque muitos vêm "só para ver", o que desperdiça muito do seu tempo pessoal.

Eliminar esses clientes e mostrar o seu imóvel a verdadeiros compradores será feito por um corretor de imóveis profissional, bastando para isso concluir um contrato, deixar as chaves e comparecer à venda.

Separadamente, vale destacar o próprio processo de apresentação de um imóvel, nem todo mundo sabe apresentar corretamente todas as vantagens da casa para que o comprador realmente queira comprá-lo, e os corretores de imóveis profissionais sempre veem no que o comprador está interessado, e sabe perfeitamente como vendê-lo a ele.


5. Garantias e segurança

Este ponto é talvez o mais importante, mas bastante óbvio para a maioria de nós. A agência verifica minuciosamente todas as bases possíveis do apartamento e monitora integralmente o processo de venda e a pureza da transação: desde a verificação da exatidão do preenchimento dos documentos e do registro para o comprador até o momento em que o dinheiro é integralmente repassado ao vendedor.

Como você pode ver, a venda de uma casa por meio de uma imobiliária simplifica e acelera muito todo o processo, e uma verificação abrangente da transação pode ajudá-lo a economizar uma quantia significativa de dinheiro e tempo.